Campo Grande e Rio Verde de Mato Grosso serão palco do Som da Concha, com apresentações que misturam pop, blues e MPB. Na capital, a cantora Jacqueline Costa e o Coletivo 8 se apresentam no domingo (1º) no Parque das Nações Indígenas, enquanto em Rio Verde, Sócios Band e Érika Espíndola sobem ao palco na Praça das Américas no mesmo dia, trazendo diversidade musical ao interior.
A programação cultural também inclui a Mostra de Arte Digital e a 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, no MIS (Museu da Imagem e do Som), que exploram temas sociais e tecnologias criativas. O teatro brilha com espetáculos como "Culto das Travestis", “Álbum de Família” e “Alice no País das Acrobacias”.
Domingo (1º)
Som da Concha: Jacqueline Costa e Coletivo 8 - O Som da Concha promete encantar mais uma vez o público de Campo Grande, com apresentação da cantora Jacqueline Costa e do Coletivo 8. A cantora e compositora Jacqueline Costa traz ao palco o espetáculo “Desenho em Aquarela”, uma mostra de seu trabalho autoral, que transita entre MPB, pop e R&B.
Com uma proposta inovadora e sensível, o Coletivo 8 apresenta a performance “A Mulher Que Comeu a Maçã”, que simboliza o despertar de uma nova consciência feminina. Formado por mulheres musicistas e compositoras, o grupo reflete a força da intelectualidade e da ousadia femininas em um cenário musical tradicionalmente dominado por homens.
Horário: 18h
Local: Concha Acústica Helena Meirelles, Parque das Nações Indígenas (entrada pela Rua Antônio Maria Coelho, 5655 – Carandá Bosque
Entrada: gratuita
Espetáculo “Álbum de Família” - Parte da 10ª Mostra Fulano di Tal de Teatro, o espetáculo será seguido por uma roda de conversa sobre "Pedagogias do Teatro - Processos Criativos Pedagógicos". A classificação indicativa é 18 anos.
Horário: 18h
Local: R. Rui Barbosa, 3099 - Centro
Entrada: gratuita
2º Encontro Nacional de Violeiros e Violeiras - A ACVVMS promove um dia dedicado à cultura da viola caipira com palco aberto para novos talentos e apresentações de artistas regionais. O evento celebra estilos como sertanejo raiz, música regional, chamamé e samba, destacando a diversidade e inclusão cultural.
Horário: 10h às 22h
Local: Praça do Rádio Clube
Entrada: gratuita
10º Festival Brincaturas e Teatrices - O festival da Casa de Ensaio continua no domingo com oficina de fotografia com Marcelo Pina, às 14h. Das 14h às 18h será possível apreciar diversas instalações de artes visuais produzidas pelos alunos. A partir das 15h serão exibidos documentários criados pelos alunos sobre a Casa de Ensaio. Das 15h às 16h, Roberta Siqueira realiza oficina de Danças Circulares para adultos (pais e familiares, público em geral). Das 15h às 16h30, contação de histórias com Kelly Zerial. E, das 16h15 às 16h30, performance dos alunos.
A programação segue com diversas atividades: às 16h30 tem lançamento de livro e às 17h30 apresentações dos alunos. Já às 19 horas, uma nova oportunidade para assistir ao ato artístico “Só meu coração está batendo desigual”.
Horário: a partir das 14h
Local: Casa de Ensaio – R. Visconde de Taunay, 203 - Amambaí
Entrada: gratuita
Feira Borogodó - A sexta edição da Feira Borogodó promete ser especial, com a comemoração dos 18 anos do Cordão Valu. Entre as atrações, estão grupo Sampri, Jerry Espíndola, Valu Samba Trio, Vozmecê, Vinil Moraes, apresentação do Bojo Malê e da Companhia Teatro do Mundo. A feira contará com mais de 300 expositores de economia criativa, envolvendo artesanato, moda, gastronomia, colecionismo e muito mais.
Horário: 9h às 15h
Local: Praça do Coophafé – R. das Garças, 3164 – Coophafé
Entrada: gratuita
Leitão no rolete - O CTG Farroupilha encerra sua programação de 2024 com o tradicional Leitão no Rolete, acompanhado de frango assado e diversos acompanhamentos. Crianças até sete anos não pagam; de 8 a 12 anos, pagam meia. À tarde tem baile gratuito com o Grupo Eco do Pantanal a partir das 14h.
Horário: a partir das 11h
Local: CTG Farroupilha – Av. Heráclito Diniz de Figueiredo, 930 - Monte Castelo
Entrada: R$ 60 (antecipado) pelo WhatsApp (67) 99290-7049; R$ 70 na portaria; baile gratuito após 14h
Bloco "Tá Dando Pinta" - O primeiro bloco LGBTQIA+ de Mato Grosso do Sul agita o carnaval antecipado neste domingo, com muita música e diversão no Ponto Bar.
Horário: 18h
Local: Ponto Bar – R. Dr. Temístocles, 103 - Centro
Entrada: gratuita até às 20h
Rio Verde de Mato Grosso
Som da Concha: Sócios Band e Érika Espíndola - Rio Verde também recebe o Som da Concha neste domingo. O evento traz duas atrações para agitar o público: o pop e o blues da Sócios Band e a MPB de Érika Espíndola. A Sócios Band é um expoente no cenário do pop e do blues em Mato Grosso do Sul e no Brasil. O quinteto reúne músicos de expressão nacional, como o contrabaixista Serginho Lima e o baterista Daniel Magela.
Já Érika Espíndola, acompanhada por Flávio Bernardo, traz ao palco o show mS², sequência do espetáculo ANU. O projeto combina repertório autoral e homenagens a artistas sul-mato-grossenses, como Geraldo Espíndola e Begèt de Lucena, celebrando a riqueza musical do estado.
Horário: a partir das 18h
Local: Praça das Américas – Av. Barão do Rio Branco, 191-305 – Centro, Rio Verde de Mato Grosso (MS)
Entrada: gratuita