Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 16 de Janeiro de 2025


Cultura e Entretenimento Segunda-feira, 01 de Maio de 2023, 17:10 - A | A

Segunda-feira, 01 de Maio de 2023, 17h:10 - A | A

Jogos Indígenas

Jogos Indígenas Urbanos atraiu 19 comunidades indígenas da Capital

Foram disputado diversas modalidades masculino e feminino

Layane Costa
Capital News

Ana Paula Fernandes/PMCG

Jogos Indígenas Urbanos atraiu 19 comunidades indígenas da Capital

16ª edição dos Jogos Indígenas Urbanos de Campo Grande

A 16° edição dos Jogos Indígenas Urbanos de Campo Grande conto com a participação de atletas de 19 comunidades indígenas da Capital. Cerca de 2 mil pessoas foram até o Parque do Sóter nesse domingo (30) para prestigiar. Foram disputadas as modalidades de arco e flecha masculino, lança masculino, atletismo, corrida masculina e feminina, cabo de guerra masculino e feminino, futebol society masculino, futsal feminino e voleibol 4×4 masculino e feminino.

 

“É muito importante a realização e participação desses jogos, pois, são um resgate da cultura dos povos originários. Nós, enquanto gestores, nos empenhamos para criar políticas públicas que assegurem a valorização e a perpetuação das raízes culturais. No caso dos Jogos Indígenas, além da promoção cultural, ainda é um estímulo à prática esportiva, oportunizamos o despontar de talentos das mais diferentes modalidades nas comunidades”, destacou a Prefeita Adriane Lopes.

 

O cacique Terena Josias Ramires, da aldeia Marçal de Souza, representado por mais de 70 atletas, falou sobre a importância do evento. “Ações como esta, que engrandecem a nossa cultura, no esporte coletivo e individual é de grande importância. Saímos daqui campeão no vôlei e atletismo, ficamos muito felizes.”

Ana Paula Fernandes/PMCG

Jogos Indígenas Urbanos atraiu 19 comunidades indígenas da Capital

Foram disputadas diversas modalidades

 

O artesão Júlio Santana da Silva, de 42 anos, da Aldeia Marçal de Souza, prestigiou o evento e elogiou a iniciativa. “Temos a oportunidade de participar de competições, de desenvolver nossos talentos nas mais diferentes modalidades e tudo isso, sem perder a nossa essência, que é fundamental. A Prefeitura está de parabéns, o evento está lindo”.

 

Jamile Fernanda Soares, de 16 anos, da Comunidade Água Bonita venceu a prova de 400 metros, no atletismo em seu segundo ano participando dos Jogos. “Ano passado fiquei em segundo lugar e hoje consegui chegar em primeiro. Por conta dos compromissos com os estudos, fica difícil manter uma rotina de treinos, mas graças a Deus, deu tudo certo. É bom saber que a gente está no caminho certo”.

 

O cacique da Comunidade Indígena Vivendas do Parque, Adolfo Fonseca Loureiro, enfatizou a importância da atividade física para evitar doenças e para afastar os jovens do mundo das drogas. “A atividade física é uma arma importante no combate a muitos homens, né? Ajuda o jovem a encontrar seu caminho, e esse evento é um estímulo”.

 

“O evento foi maravilhoso. O congraçamento entre as etnias foi atingido. A cada ano, vivamos novas experiências e vamos evoluindo. Foi lindo ver as famílias presentes no Sóter, praticando atividade física, apoiando o esporte. O evento vem para promover o esporte e a cultura dos povos indígenas e, quem veio ao Parque hoje, pode ver essa atmosfera incrível”, concordou Odair Serrano, diretor-presidente da Funesp.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS