Campo Grande 00:00:00 Sábado, 11 de Janeiro de 2025


Cultura e Entretenimento Sexta-feira, 15 de Maio de 2015, 07:06 - A | A

Sexta-feira, 15 de Maio de 2015, 07h:06 - A | A

Genocídio Armênio

Jornalista lança neste sábado, biografia sobre sobreviventes do genocídio armênio

Obra conta a trajetória da família Altounian, que deixou a Turquia e se fixou em Campo Grande no início do século passado.

Elizângela Lemes
Capital News

Arquivo Histórico

armenios

Genocídio que completa cem anos, dizimou 1,5 milhão de pessoas.

A jornalista Juliana Feliz, lança neste sábado (16), o livro “O Sapateiro Descalço”, que conta a história de Arthur Altounian, um dos milhares de armênios que sobreviveram ao genocídio e vieram para o Brasil. A obra relata como foi a partida da Turquia, a passagem pela Grécia e como a família chegou a Campo Grande e se desenvolveu no comércio local.


Muitos armênios chegaram a Campo Grande pela antiga Ferrovia Noroeste do Brasil e recomeçaram a vida com a arte da sapataria, o comércio e com a atividade de mascate, nas feiras livres e bairros.
 
Genocídio armênio
Cem anos se passaram desde o genocídio que dizimou 1,5 milhão de pessoas, cerca de dois terços da população da Armênia. O ano de 2015 é um marco para o povo armênio. Parte dos que se salvaram das atrocidades cometidas pelo exército Turco-Otomano, espalharam-se pelo mundo. Os que se fixaram nos países árabes se converteram ao islamismo e os que migraram para a América e Europa, reuniram-se em comunidades para manter viva a cultura armênia.


No Brasil, as famílias desembarcaram ao Porto de Santos e migraram para o interior de São Paulo e, posteriormente, para outras regiões do país.


Sobre a autora
Juliana Feliz é mestre em Estudos de Linguagens - Linguística e Semiótica (UFMS), bacharel em Comunicação Social - Jornalismo (UFMS) e licenciada em Letras – Língua Portuguesa e Literaturas (Estácio). Natural de São Paulo (SP), atua como professora e assessora de imprensa na Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande. Casada e mãe de três filhas, dedica-se também à atividade de escrita e revisão de textos técnicos e acadêmicos.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS