O projeto “Educar para proteger - Na rota do Trem do Pantanal”, promovido pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio de sua Fundação de Cultura (FCMS), em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), terá sua 2ª oficina de educação patrimonial ministrada nos municípios de Miranda e Aquidauana, nos dias 10 e 11 de setembro.
A proposta da oficina, promovida pela gerência de Patrimônio Histórico e Cultural da FCMS, é trabalhar a educação patrimonial nas escolas, para professores, coordenadores e diretores de dos dois municípios. A professora e técnica da FCMS Maria Christina de Lima Félix Santos, destaca que estas oficinas são para formar multiplicadores que tenham o patrimônio histórico-cultural como foco de trabalho. “Vamos Instigar os professores participantes a perceberem seu meio cultural, despertando o sentimento de pertença, ou seja a apropriação e divulgação dos bens e valores que fazem parte de sua realidade cultural”, afirma.
Nesta segunda oficina os ministrantes Maria Christina (FCMS) , André Rachid (IPHAN), Fábio Guimarães Rolim (Arquiteto) e Divaldo Rocha Sampaio (Arqueólogo), vivenciarão aulas práticas com os professores, facilitando a inserção no processo ensino-aprendizagem, a conscientização do valor do patrimônio histórico-cultural, e de uma nova atitude frente aos valores simbólicos de Mato Grosso do Sul. O foco é a história da ferrovia, o Trem do Pantanal até o ano de 1996, e o seu retorno nesta vertente turístico-cultural.
Além de Campo Grande, que já recebeu a oficina, o projeto passará ainda por Terenos e Dois Irmãos do Buriti.
Serviço: As oficinas serão oferecidas em Miranda, no dia 10 de setembro, na Secretaria Municipal de Educação, e no dia 11, na Gerência de Cultura de Aquidauana.
Por Alessandro Perin (www.capitalnews.com.br)