Campo Grande Terça-feira, 30 de Abril de 2024


Cultura e Entretenimento Sexta-feira, 27 de Março de 2009, 08:05 - A | A

Sexta-feira, 27 de Março de 2009, 08h:05 - A | A

Rosamaria Murtinho participa da Semana Municipal do Teatro em CG

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

A atriz Rosamaria Murtinho participa nesta sexta-feira (27), Dia Internacional do Teatro, da Semana Municipal do Teatro, com um bate-papo com os artistas e platéia após a apresentação da peça “Amor por Anexins” da Cia das Artes, às 20 horas, no Armazém Cultural.

Com 73 anos de idade e 50 de carreira, Rosamaria acumula mais de 40 trabalhos na TV e já perdeu a conta de quantas peças teatrais tem no currículo, desde sua estréia nos palcos. Rosamaria foi aluna de Eugênio Kusnet e integrou o tradicional Grupo Oficina, onde fez um de seus mais importantes trabalhos, “Os Pequenos Burgueses”, de Máximo Gorki, em 1964.

A primeira peça no teatro profissional encenada pela atriz foi “Sua Excelência em 26 Poses”. Depois de entrar para a renomada companhia de Maria Della Costa, ela se apresentou em Portugal e Uruguai com “O Canto da Cotovia” e “A Rosa Tatuada”.

Nos palcos, ela se destacou em espetáculos como “Feira de Adultério”, “A Fila”, “Tiro ao Alvo”, “Direita Volver”, “A Partilha” e “Intensa Magia” entre outros.

Em 1998, encarnou Chiquinha Gonzaga, no musical "O Abre Alas" atuando e cantando. Foi um dos maiores êxitos da brilhante carreira de Rosamaria Murtinho, e impressionava ao viver a personagem histórica dos 17 aos 80 anos.

De 1990 a 1994 interrompe a carreira para se dedicar à presidência do Sindicato dos Artistas do Rio de Janeiro. Casada com o ator Mauro Mendonça, tem três filhos, João Paulo, Rodrigo e Mauro Mendonça Filho, que é diretor da TV Globo.

Em 2007, Rosamaria faz participação nos primeiros capítulos de "Paraíso Tropical" e esteve no elenco da novela "Sete Pecados". No mesmo ano Rosamaria atriz estréia o espetáculo "Frida Khalo", dirigido pelo ator Caco Ciocler.

Em Campo Grande, Rosamaria fala de sua experiência cênica e também da questão da valorização do artista e do teatro, por sua atuação nas entidades sindicais, além de estar presente na entrega simbólica do Teatro do Paço, José Octávio Guizzo.

Programação Semana Municipal do Teatro

Dia 27 de Março (sexta-feira)
14h – “Guaicuru – Histórias de Admirar” – Teatral Grupo de Risco
20h – “Amor por Anexins” – Cia de Artes

Dia 28 de Março (Sábado)
21 horas – “A maldição do Vale Negro” – Grupo Senta que o Leão é Manso.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS