A Bracell, empresa do grupo indonésio Royal Golden Eagle (RGE) e uma das principais produtoras de celulose solúvel do mundo, segue com os trâmites para a instalação de sua fábrica em Água Clara (MS). A confirmação da unidade ganhou força após publicações da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).
Em outubro de 2024, o Governo do Estado entregou à Bracell o termo de referência para a realização do EIA/Rima (Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental) da obra. O documento foi entregue pelo secretário Jaime Verruck aos diretores da empresa. O processo de licenciamento ambiental já está em andamento, e o estudo deve ser concluído ainda neste mês de fevereiro.
Enquanto isso, especulações sobre a construção de uma segunda unidade da Bracell em Bataguassu têm movimentado o setor, mas ainda sem confirmação oficial. Em nota ao portal Mais Floresta, a empresa declarou: “A Bracell informa que considera o Estado do Mato Grosso do Sul estratégico para seus negócios e que continua avaliando possibilidades de investimentos além de Água Clara”.
Fontes do Governo do Estado, no entanto, indicam que a empresa abriu processos de licenciamento ambiental para ambas as cidades. Caso a segunda unidade seja confirmada, Mato Grosso do Sul poderá consolidar ainda mais sua posição no setor florestal e de celulose, impulsionando a economia e gerando novos empregos.