Durante a Missão Ásia, representantes do Governo de Mato Grosso do Sul se reúnem com executivos da Bracell, em Singapura, para tratar da possível instalação de uma nova fábrica de celulose no Estado. A informação foi confirmada pelo secretário da Casa Civil, Eduardo Rocha, que acompanha a agenda internacional.
Segundo Rocha, a gigante asiática considera Água Clara como possível local para o novo empreendimento. O município já havia sido avaliado anteriormente pela empresa, mas perdeu a disputa para Bataguassu, onde foi confirmada a sexta planta da cadeia florestal sul-mato-grossense.
Antes da decisão final sobre o local, a Bracell deve apresentar estudos de impacto ambiental, conforme exigido para empreendimentos de grande porte.
MS, o “Vale da Celulose”
Caso se concretize, essa será a sétima fábrica de celulose em Mato Grosso do Sul. O Estado já conta com quatro plantas em operação, está construindo a quinta — da Arauco, em Inocência — e tem a sexta confirmada, da própria Bracell.
Mato Grosso do Sul é reconhecido como o “Vale da Celulose”, responsável por 24% da produção nacional. É o segundo estado com maior área cultivada de eucalipto e o líder nacional na produção de madeira em tora destinada à indústria de papel e celulose.
Rumo à Ásia
A Missão Ásia inclui visitas a Índia, Japão e Singapura, com uma comitiva enxuta formada por um secretário e um servidor estadual. A escolha dos destinos foi estratégica, segundo o governador Eduardo Riedel, com foco na Rota Bioceânica e na atração de novos investimentos, especialmente no setor de exportações e carnes.
“Estamos falando muito de Rota Bioceânica, muito do mercado de carnes, e queremos expandir o mercado de exportação”, destacou o governador durante coletiva de imprensa.