Campo Grande Quarta-feira, 03 de Julho de 2024


Agronegócio Segunda-feira, 01 de Julho de 2024, 08:27 - A | A

Segunda-feira, 01 de Julho de 2024, 08h:27 - A | A

Avanço

Hortas urbanas avança em Campo Grande após dois anos

Somente no ano de 2023, a Sidagro entregou mais de 93 mil mudas de hortaliças

Elaine Oliveira
Capital News

Em abril de 2022 havia 126 hortas urbanas, hoje são 263 divididas entre hortas com fins comerciais (188) e fins sociais (75) a iniciativa vem ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, ao promover a erradicação da pobreza e garantir alimento seguro e saudável na mesa de milhares de famílias, além de geração de renda com uma produção responsável e sustentável.

As hortas foram implementadas com apoio da Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro). Somente no ano de 2023, a Sidagro entregou mais de 93 mil mudas de hortaliças e verduras e 600 toneladas de adubo orgânico para beneficiar a produção da agricultura familiar.

Anturi Matos de Oliveira iniciou a horta no Bairro Jardim Centenário há 3 meses. Os dois hectares de terra que estavam parados agora abrigam 93 canteiros com alface, coentro, berinjela, rúcula, couve, quiabo, repolho, tomate cereja e muito mais. “Eu procurei a Sidagro e recebi todo o apoio para começar. Todos os canteiros foram abertos com maquinário da Prefeitura, também ganhei 500 quilos de adubos para fertilizar a terra e 18 bandejas de salsinha, alface e almeirão”, conta.

Restaurantes, lanchonetes e os próprios moradores da região são os principais clientes. Já a horta retomada no Asilo São João há um mês é para complementar a alimentação dos 90 idosos e trabalhadores, além de servir como ferramenta de terapia ocupacional.

As hortas têm a função de trabalhar a TO (terapia ocupacional) com os idosos, complementar a alimentação e quando houver excedente, também dá para gerar renda para o asilo, explica o presidente do Asilo São João Bosco, Gercino José dos Anjos.

No local foram abertos, inicialmente, 18 canteiros com alface, rúcula, almeirão, rabanetes, beterraba e pimenta cumbuci. Nas covas foram plantadas abóbora paulista e brasileira, além da mandioca, que é a preferência dos sul-mato-grossenses.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS