Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024


Agronegócio Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024, 13:22 - A | A

Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024, 13h:22 - A | A

Fábrica da Arauco

Inocência surge como potência econômica com nova fábrica da Arauco de celulose

A construção civil se destaca como o setor com maior número de empregos na cidade

Viviane Freitas
Capital News

Divulgação/Acervo Arauco

Obras na fábrica da Arauco - Dezembro 2024

Máquinas começam a fazer a estruturação da futura fábrica da Arauco no sítio que tem 3 mil hectares em Inocência-MS

A economia de Inocência tem mostrado um crescimento significativo, impulsionado pela geração de empregos e o fortalecimento dos pequenos negócios. Em 2023, o município registrou mais de mil vagas abertas, com 2.696 admissões e 1.670 desligamentos, resultando em um saldo positivo de nove vagas. A maior demanda por profissionais vem dos setores de serviços, construção civil e indústria.

A construção civil se destaca como o setor com maior número de empregos na cidade, sendo visível a presença de diversas obras nos bairros. Embora a demanda por profissionais na área de alimentação e serviços também seja alta, a construção continua sendo a principal fonte de empregos. O apoio do Sebrae-MS tem sido fundamental para monitorar e estimular novos empreendimentos, como restaurantes e lavanderias, que começam a surgir na cidade.

Com o início das operações da fábrica da Arauco, após a multinacional de origem chilena Arauco receber em maio/2024, a licença de instalação da fábrica no município de Inocência, a cidade verá um aumento ainda maior na necessidade de mão de obra qualificada. O município de Inocência vai receber um novo aeródromo e as obras por lá já estão em andamento. Para atender a essa demanda crescente, o Governo do Estado, em colaboração com o setor privado, tem investido em programas de qualificação profissional. Um exemplo é a implantação do Centro Integrado Sesi Senai em Inocência, que oferece cursos e treinamentos para a população local.

Saul Schramm/Governo do MS

Eduardo Riedel

Governador Riedel em reunião com executivos da empresa Arauco em maio na liberação dos alvarás

Além disso, a Funtrab, em parceria com a Prefeitura de Inocência, está instalando um Sine no município para facilitar a captação e o encaminhamento de vagas. Esse apoio visa garantir que a comunidade local seja preparada para as novas oportunidades de emprego geradas pelas obras e pela fábrica.

Theófilo Militão, diretor de Sustentabilidade e Relações Institucionais da Arauco, destaca que a escassez de mão de obra qualificada é um dos maiores desafios do projeto. "Hoje MS vive a realidade do pleno emprego sem mão de obra, e a que vem de fora nem sempre é qualificada. Então temos o sistema S para capacitar em Inocência", explica. Os cursos oferecidos incluem áreas como terraplanagem, construção civil, operação de máquinas e carpintaria, com a expectativa de que, conforme as obras avancem, novos treinamentos sejam oferecidos.

Divulgação

Estudo vai nortear o crescimento de Inocência novo polo de celulose

Estudo vai nortear o crescimento do município de Inocência novo polo de celulose

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS