Domingo, 05 de Maio de 2024


Agronegócio Sexta-feira, 24 de Novembro de 2023, 11:23 - A | A

Sexta-feira, 24 de Novembro de 2023, 11h:23 - A | A

Três Lagoas

Petrobras retoma obras para concluir UFN3, diz secretário Jaime Verruck

Unidade de fertilizantes de Três Lagoas pode ser inaugurada em 2026, diz Secretário

Rogério Vidmantas
Capital News

Divulgação Semadesc

Fábrica UNF3 - Três Lagoas

Unidade de fertilizantes de Três Lagoas (UNF3) está com as obras paralisadas desde 2014 e pode ser inaugurada em 2026

A espera pela conclusão da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN3), em Três Lagoas, está chegando ao fim. A Petrobrás incluiu a retomada das obras no cronograma de 2024, com perspectiva de ser inaugurada dois anos depois. A UFN3 teve sua construção iniciada em 2011, mas foi interrompida em 2014, quando atingiu 81% de conclusão, devido ao rompimento do contrato com o consórcio responsável pela obra e, desde então, está paralisada.

A informação foi confirmada pelo secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) a reportagem do Capital News. No início de novembro, havia expectativa da visita do vice-presidente Geraldo Alckmin, junto com a ministra de Planejamento, Simone Tebet, e do presidente da Petrobrás, Jean Paul Prates, para sobrevoar a obra e anunciar a retomada da obra, o que acabou não acontecendo.

Deurico/Arquivo Capital News

Eduardo Riedel anuncia cinco secretários para sua futura administração

Jaime Verruck

Agora, a conclusão da UFN3 entra no plano estratégico da empresa aprovado para 2024, pedido feito pelo governador Eduardo Riedel e pela ministra Simone Tebet à Jean Paul Prates em reunião realizada em junho, no Rio de Janeiro. “Essa é uma excelente notícia para o Mato Grosso do Sul. Uma expectativa que nós tínhamos desde a paralisação dessa obra lá em 2014 e agora confirmada com a aprovação pelo conselho da Petrobras da retomada das conclusões das obras da UFN3”.

Segundo o secretário, a unidade de fertilizantes de Três Lagos pode entrar em funcionamento até 2026. “O presidente Lula sinaliza que quer inaugurar a UFN3 dentro do seu mandato e isso é muito positivo. A partir de agora, com esse comunicado ao mercado e com a aprovação do plano estratégico, a Petrobras começa a definir o cronograma. A nossa expectativa é que daqui a seis meses possam iniciar as obras, fazendo toda a parte de redefinição dos projetos. Então, nós teríamos a retomada das obras da UFN3 em 2024, e a inauguração em 26”, finalizou ao Capital News.

Economia Impulsionada

A UFN3, quando concluída, terá um papel fundamental na redução da dependência brasileira em 15% dos nitrogenados, contribuindo para a autonomia nacional no setor de fertilizantes. No entanto, há desafios a serem superados, como a necessidade de equacionar o fornecimento de gás nos próximos dois anos para atender à demanda estimada em 2,5 milhões de metros cúbicos de gás natural.

“Em resumo, a retomada dos investimentos na fábrica de fertilizantes em Três Lagoas não apenas impulsiona a economia local, mas também reforça o compromisso da Petrobras com a inovação sustentável e a diversificação de sua produção de combustíveis”, finalizou Jaime Verruck.

A fábrica de fertilizantes foi projetada para consumir diariamente 2,3 milhões de metros cúbicos de gás natural, fazendo a separação e os transformando em 3.600 toneladas de ureia e outras 2.200 toneladas de amônia por dia.

Divulgação/Semagro

Petrobras retoma processo de venda da UFN3, em Três Lagoas

Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados III em Três Lagoas (UFN3) terá obras concluídas pela Petrotrobras

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS