Gerir uma propriedade rural exige mais do que trabalho no campo, é necessário ter visão de negócio. O Senar/MS desempenha um papel essencial ao oferecer conhecimento e ferramentas que ajudam os produtores a gerenciar suas propriedades de forma mais eficiente, transformando-as em verdadeiras empresas rurais.
A instituição se destaca pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), que oferece ações focadas nas boas práticas e no planejamento estratégico. A ATeG ajuda os produtores a aplicar uma gestão eficiente, o que impacta diretamente na produtividade no campo. Com essa assistência, os produtores aprendem a gerenciar melhor seus recursos, como fluxo de caixa e indicadores de gestão.
De acordo com o coordenador da ATeG, Nivaldo Passos, a tomada de decisão baseada em dados precisos permite que o produtor invista com mais segurança, adotando as melhores práticas. Sem o apoio do Senar/MS, as decisões muitas vezes são feitas com base em suposições, enquanto com a assistência, o produtor tem informações concretas para agir com certeza.
O fortalecimento da gestão rural contribui para o crescimento da economia de Mato Grosso do Sul. Em 2025, o PIB do estado deve crescer 6,86%, com a agropecuária liderando esse crescimento, com uma expansão estimada de 11,7%. O trabalho dos produtores e a capacitação oferecida pelo Senar/MS têm um impacto positivo em toda a cadeia produtiva, gerando mais emprego e tornando o estado mais atrativo para investidores.