A Suzano inaugurou nesta quarta-feira (11) o Viveiro de Mudas de Ribas do Rio Pardo, um dos mais modernos e eficientes do mundo. Com capacidade para produzir 35 milhões de mudas de eucalipto por ano, a estrutura representa um investimento de R$ 80 milhões e incorpora tecnologias sustentáveis, como sistemas de irrigação eficientes, captação de águas pluviais e o uso de tubetes biodegradáveis. O viveiro, que emprega cerca de 240 pessoas, sendo 85% mulheres, reforça o compromisso da Suzano com a sustentabilidade e a geração de empregos no Mato Grosso do Sul.
A nova unidade, junto ao viveiro adquirido em Campo Grande, aumentará a capacidade produtiva de mudas da Suzano no estado de 30 milhões para 105 milhões por ano, um crescimento de 250%. Essa expansão está alinhada às estratégias da companhia de aliar eficiência produtiva ao respeito ao meio ambiente, contribuindo também para a redução das emissões de gases de efeito estufa. Além disso, o viveiro emprega tecnologias de automação e rastreabilidade para garantir a qualidade do processo produtivo, com foco no desenvolvimento sustentável das florestas e da economia local.
Além disso, o viveiro adota práticas inovadoras como a captação de águas pluviais e sistemas automatizados que ajustam a irrigação de acordo com a umidade do ambiente, promovendo o desenvolvimento sustentável das florestas. A utilização de tubetes biodegradáveis, produzidos a partir de compostos orgânicos, reforça o compromisso da Suzano em minimizar o uso de plástico e promover práticas mais sustentáveis na operação.