Campo Grande 00:00:00 Sábado, 01 de Março de 2025


Economia Sábado, 01 de Março de 2025, 11:41 - A | A

Sábado, 01 de Março de 2025, 11h:41 - A | A

Bandeira Verde

Conta de energia não terá custo extra em março, diz Aneel

Desde dezembro de 2024, a bandeira tarifária permanece verde, o que indica que não há necessidade de cobranças extras

Viviane Freitas
Capital News

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira tarifária será mantida na cor verde em março, sem acréscimos nas contas de energia. A decisão reflete as condições favoráveis de geração de eletricidade no Brasil.

Desde dezembro de 2024, a bandeira tarifária permanece verde, o que indica que não há necessidade de cobranças extras. A Aneel destaca que, com o período chuvoso, os níveis dos reservatórios aumentaram, melhorando a produção nas usinas hidrelétricas e reduzindo a dependência das usinas termelétricas, que geram energia mais cara.

O sistema de bandeiras tarifárias, criado em 2015, tem o objetivo de refletir os custos variáveis da geração de energia elétrica. Ele é dividido em diferentes níveis, que indicam quanto custa para gerar a energia consumida nas residências, comércios e indústrias.

Quando a bandeira é verde, não há cobrança extra na conta de luz. Já as bandeiras vermelha e amarela resultam em acréscimos a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS