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Economia Quarta-feira, 19 de Maio de 2010, 08:15 - A | A

Quarta-feira, 19 de Maio de 2010, 08h:15 - A | A

ALL quer investir no transporte de minério de ferro em Corumbá

Lucia Morel - Capital News

A América Latina Logística (ALL) pretende investir no transporte de minério de ferro das jazidas de Corumbá, cidade a 417 quilômetros a oeste de Campo Grande. Atualmente, a empresa que administra a malha ferroviária de Mato Grosso do Sul, não transporta esse tipo de produto. As mineradoras que atuam na região (Vetorial, Vale, ArcelorMitttal) usam barcaças para escoar a produção através dos rios Paraguai e Paraná.

Segundo o diretor de Relações com Investidores da empresa, Rogério Barros Mauro de Campos, as opções hoje em pauta são o escoamento por meio da construção de um porto da ALL próximo ao Porto de Santos, em São Paulo, ou via Porto de Sepetiba, no Rio de Janeiro. Nesse último caso, seria necessário que o minério de ferro também fosse transportado pelas ferrovias da MRS Logística, que opera os ramais de acesso ao porto.

Ele explica que as mineradoras têm capacidade para produzir de 15 milhões a 25 milhões de toneladas de minério por ano e ainda estão subaproveitadas pela falta de uma alternativa logística mais eficiente.
Campos adianta que o investimento em infraestrutura para comportar o projeto em Corumbá seria "alto", mas possibilitaria um incremento significativo no volume transportado da companhia. Se confirmado o potencial de extração das minas na região de 25 milhões de toneladas, o volume representaria metade do transporte anual total da companhia, que gira na faixa de 50 milhões de toneladas.

A companhia está de olho também na expansão do transporte de contêineres - hoje, a ALL detém apenas 1% de participação no segmento. Em 2009, a companhia desenvolveu um sistema de transporte de frango congelado por vagões frigorificados para a Sadia que deve ser estendido para outras empresas do setor. "Queremos usar a base ferroviária também para a área industrial", afirma Campos. No primeiro trimestre, o novo sistema de transporte movimentou 800 contêineres por mês. Mas esse é um mercado que pode chegar a 12 mil contêineres. (Com informações do Estadão)

Lucia Morel - Capital News
 

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