Campo Grande Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Economia Segunda-feira, 15 de Abril de 2019, 13:38 - A | A

Segunda-feira, 15 de Abril de 2019, 13h:38 - A | A

Queda

Banco Central anuncia queda de 0,73% em Índice de Atividade Econômica em fevereiro

O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira e ajuda o BC a tomar suas decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic.

Flavia Andrade
Capital News

Wilson Dias/Agência Brasil

 Banco Central do Brasil

Banco Central do Brasil

 

Nesta segunda-feira (15), o Banco Central (BC) divulgou informação sobre o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), onde aponta que em fevereiro apresentou queda de 0,73% na comparação em janeiro. 

 

Conforme os dados ajustados para o período, os números revisados pelo BC, em janeiro, com relação a dezembro, apontou retração de 0,31%.

 

Considerando os últimos doze meses terminados em fevereiro de 2019, houve crescimento de 1,21% no primeiro bimestre comparando ao mesmo período do ano passado, o qual registrou alta de 1,66%. Comparando o mês de fevereiro de 2019, com o mesmo período do ano passado, o aumento chegou a 2,49%. 

 

O IBC-Br avalia a evolução da atividade econômica brasileira e ajuda o BC a tomar decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic. 

 

O índice analisa informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária, além do volume de impostos.

 

Sendo criado pelo BC para antecipar, por aproximação, a evolução da atividade econômica no País. Porém, o indicador oficial da economia é o Produto Interno Bruto (PIB), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS