Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 23 de Dezembro de 2024


Economia Sexta-feira, 29 de Agosto de 2014, 16:39 - A | A

Sexta-feira, 29 de Agosto de 2014, 16h:39 - A | A

Candidatos ao governo do Estado prometem apoiar setor industrial

Danilo Nery - (www.capitalnews.com.br)

A Fiems apresentou aos candidatos a governador Delcídio do Amaral (PT), Reinaldo Azambuja (PSDB) e Nelson Trad Filho (PMDB), durante a realização do evento “Encontros com a Indústria - Uma Agenda para a Competitividade”, seis propostas para alavancar o setor industrial no Estado.

O encontro ocorreu nessa manhã (29) no Edifício Casa da Indústria. As propostas da Fiems abrangem os seguintes temas:a eficiência do Estado, a competitividade industrial, o desenvolvimento regional, a educação profissional, a infraestrutura e logística e, por fim, a reforma tributária em Mato Grosso do Sul.
Com as propostas desse documento, a Fiems espera, no período de 2015 a 2018, expandir e diversificar a matriz produtiva do Estado, além de abrir mais 15 mil vagas no setor industrial.

De acordo com o presidente da Fiems, Sérgio Longen, a intenção do evento foi mostrar aos candidatos a governador que eles precisam assumir o compromisso com o setor industrial para que Mato Grosso do Sul não entre em recessão, que é uma coisa que assombra a todos.

Delcídio do Amaral
O candidato do PT ao Governo do Estado, Delcídio do Amaral, foi o primeiro a falar com os empresários e destacou que o encontro promovido pela Fiems foi uma oportunidade de responder e divulgar as ideias de desenvolvimento regional do seu programa de governo.

O petista também destacou que uma das iniciativas a favor da indústria é a renegociação da dívida, reduzindo a carga tributária, aumentando o teto do Simples estadual e incentivando a instalação de novas empresas. "Quero ainda convalidar os incentivos fiscais, porque hoje se fala na inconstitucionalidade desses benefícios e, então, vamos fazer essa convalidação", declarou, acrescentando que pretende fazer uma política voltada para a qualificação da mão de obra para atender a demanda das indústrias.

Delcídio do Amaral reforçou que pretende encontrar uma solução para as questões ambientais e, quanto à concessão de licenciamento ambiental, comprometeu-se em liberá-lo em até 90 dias.

Reinaldo Azambuja
O candidato do PSDB, Reinaldo Azambuja, foi o segundo a falar com os empresários e destacou que o seu trabalho será voltado para a desburocratização e a melhoria da logística para tornar o Estado mais competitivo.

O tucano prometeu ainda implantar um governo de eficiência, de resultados e prático. "A logística é um dos graves problemas que emperram a competitividade, por isso, é necessário criar um ambiente mais favorável. Nós não temos ferrovias, portos e precisamos trabalhar nessas questões, implantar o porto seco e fazer com que o escoamento flua”, reforçou.

Sobre a questão de concessão de licenciamento ambiental, Reinaldo Azambuja destacou que essa licença precisa ter data de protocolo, prazo de entrega e saídas da licença. "A fila tem que andar para todo mundo e o Estado tem condições de fazer isso. Espero conceder o licenciamento ambiental me menos de 90 dias

Nelson Trad Filho
Já o candidato do PMDB, Nelson Trad Filho, foi último a conversar com os empresários industriais e garantiu incentivos fiscais diferenciados para o setor. "Precisamos respeitar as peculiaridades de cada região, trabalhar a inovação tecnológica, fazer a meritocracia de acordo com metas e desafios a serem cumpridos, qualificação de mão de obra, utilizando a ferramenta do conhecimento, de modo que quando a indústria chegar já vai ter mão de obra disponível", pontuou.

Nelson Trad Filho destacou que é imprescindível também fazer uma reforma tributária para atrair empresas, criar um ambiente inovador por parte da máquina pública.
O candidato garantiu que pretende manter aberto os canais permanentes de relacionamento com os setores produtivos por meio de câmaras setoriais e da câmara de transparência tributária. "Quero colocar o Governo do Estado como parceiro ativo e produtivo dos setores que geram empregos e promovem o desenvolvimento ", finalizou.


 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS