Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Economia Terça-feira, 31 de Março de 2020, 10:14 - A | A

Terça-feira, 31 de Março de 2020, 10h:14 - A | A

Seu bolso

Cautelosas, famílias reduzem contas parceladas em Campo Grande

Em março, índice de famílias com contas parceladas caiu ao menor nível desde setembro de 2019

Hélder Rafael
Capital News

Valter Campanato/Agência Brasil

Endividamento do consumidor cai pela primeira vez em 2019, diz CNC

..

Um movimento notado desde fevereiro, os campo-grandenses estão fazendo menos contas parceladas, de acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC).

 

Neste mês de março, em que a pandemia do coronavírus traz fortes impactos à economia, o índice de famílias que informam estarem comprometidas com dívidas como: cheques pré-datados, cartões de crédito, carnês de lojas, empréstimo pessoal, prestações de carro e seguros é de 57,1%, o menor desde setembro do ano passado.

 

Os indicadores de inadimplência também estão menores, 31,7% informam que têm contas em atraso, contra 33,2% em fevereiro e 11,7% informam que não terão condições de pagar, frente a 14,5% no mês anterior.

 

“Pode ser um reflexo das incertezas que as medidas de isolamento, como o próprio fechamento do comércio, traz para a população. Há uma forte preocupação com a questão dos empregos e as pessoas podem estar evitando compromissos. Por outro lado, grande parte dos que têm dívidas informam que é de longa duração, 38,5% afirmam que as prestações duram mais de um ano”, pondera a economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS, Daniela Dias.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS