A Caixa Econômica Federal vai lançar o primeiro Fundo brasileiro com tributação diferenciada permitindo ao brasileiro investir em Debêntures Incentivadas de Infraestrutura, conforme as condições da Lei nº 12.431/11. O novo fundo é o CAIXA Fundo de Investimento em Crédito Privado Renda Fixa Longo Prazo Desenvolvimento Brasil I.
O FI Desenvolvimento Brasil I possui o diferencial proporcionado pela Lei de redução a zero da alíquota de Imposto de Renda sobre os rendimentos para pessoa física, e 15% para pessoa jurídica. O novo fundo é uma oportunidade de o investidor brasileiro obter lucros e, ainda, auxiliar o crescimento nacional, contribuindo diretamente para a construção e melhoria das rodovias, portos, ferrovias, aeroportos, telecomunicações, saneamento e energia. O produto tem a expectativa de captar cerca de R$ 500 milhões.
De acordo com o presidente da CAIXA, Jorge Hereda, o lançamento está alinhado à estratégia do banco de oferecer condições atrativas para aplicações em fundos de investimento. “Fizemos um amplo e bem sucedido esforço para oferecer melhores condições de crédito para a população. Reduzimos taxas de juros, ampliamos prazos e agora estamos também dando atenção para os investidores, buscando oferecer aos clientes opções diversificadas e atrativas de investimentos”, disse.
Para o vice-presidente de Gestão de Ativos de Terceiros da CAIXA, Marcos Vasconcelos, a estruturação das debêntures com as empresas emissoras já está em fase avançada, com projetos em logística, saneamento e energia. “O Fundo é atrativo para as Companhias que atuam no setor de infraestrutura, por proporcionar recursos a custo competitivo e, ainda assim, atrativo ao investidor, por ser um investimento rentável e de baixo risco, lastreado em títulos de longo prazo e com baixo risco de inadimplência. O FI Desenvolvimento Brasil I é pioneiro no mercado de Debêntures Incentivadas e abrirá caminho para triplicar as atuais emissões de debêntures”, comentou o vice-presidente.