A proposta que o Governo Federal apresentou ao Congresso Nacional para alterar o sistema tributário brasileiro foi recebido com bons olhos pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado (Fiems), Sérgio Longen.
“O Governo Federal está sinalizando para o Congresso Nacional a necessidade de ampliar o debate sobre a Reforma Tributária. Passa a ser pauta, agora também, da União essa Reforma”, analisou.
Longen ressalta que a proposta do Governo, que prevê a unificação do PIS/PASEP e Cofins na forma da Contribuição Social sobre Operações com Bens e Serviços (CBS), vai ser associar a outras no Congresso, como as PECs (Propostas de Emenda à Constituição) 45 e 101, ampliando o debate. “Nessa condição, o setor empresarial terá a oportunidade de pautar as nossas propostas também”, pontuou.
O líder industrial ressalta que é preciso que fique bastante claro que, nesta Reforma Tributária, o setor industrial defende a simplificação dos processos e que se siga os mesmos moldes tributários de países desenvolvidos.
“O momento é adequado, aliás, nós já estamos muito atrasados na discussão da Reforma Tributária, pois, as empresas brasileiras precisam de equilíbrio no que tange a cobrança de impostos e nós necessitamos de processos mais simplificados nessa área”, sugeriu.