Campo Grande Quarta-feira, 17 de Abril de 2024


Economia Segunda-feira, 15 de Junho de 2020, 13:58 - A | A

Segunda-feira, 15 de Junho de 2020, 13h:58 - A | A

Prorrogado

Contribuintes têm até 30 de setembro para aderir ao Refis do ICMS

Prazo foi definido por conta da crise provocada pelo novo coronavírus

Elaine Silva
Capital News

Governo de MS/Divulgação

Refis do ICMS estadual é prorrogado até maio de 2020

Prorrogação foi devido a pandemia que o mundo está passando

 

Foi prorrogado o prazo do Programa de Recuperação de Créditos Fiscais (Refis) do ICMS, agora o contribuinte tem até o dia 30 de setembro. De acordo com o governador Reinaldo Azambuja decisão foi tomada por conta da crise provocada pela Covid-19.

 

O Refis é uma oportunidade concedida pelo governo aos empresários em débito com o fisco estadual, para quitar suas dívidas. O contribuinte que tiver débito igual ou superior a 241 mil UAM-MS (cerca de R$ 1 milhão) poderá parcelar em até 90 vezes, com 80% de desconto das multas e 60% de desconto dos juros de mora.  Até então, essas condições de pagamento valiam apenas para contribuintes com débito mínimo de 2,540 milhão de UAM-MS (cerca de R$ 10,5 milhões). 

 

Com emendas modificativas, a lei foi aprovada pela Assembleia Legislativa na quarta-feira (10) e sancionada pelo chefe do Executivo. Segundo a assessoria entre as mudanças feitas pelos deputados está a que estendeu o prazo além do previsto inicialmente pelo projeto, que era 15 de julho. 

 

A primeira lei do Refis definia que a adesão poderia ser feita até 16 de março, prazo que foi estendido para 15 de junho e agora para 30 de setembro. Essa prorrogação, assim como a anterior, vale não apenas para créditos de ICMS, mas também para contribuição Fundersul e obrigações acessórias. Uma das emendas do texto concede ainda novo prazo de parcelamento para quem já aderiu anteriormente a outros, anteriores ao próprio Refis, mas que está com dificuldades para pagar. Esse reparcelamento tem efeitos retroativos a 20 de março.

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS