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Economia Sexta-feira, 26 de Abril de 2019, 15:13 - A | A

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Pesquisa

Douradenses devem movimentar R$ 13,4 milhões no Dia das Mães

Fecomércio analisou a intenção de gastos dos consumidores para a data neste ano

Renato Giansante
De Dourados para o Capital News

Divulgação

Douradenses devem movimentar R$ 13,4 milhões no Dia das Mães

Compras devem movimentar o comércio de todo país no início de maio

O douradense deve ir as compras para o Dia das Mães e movimentar R$ 13,4 milhões entre os gastos de presente e comemoração, segundo a pesquisa divulgada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Fecomércio-MS, em parceria com o Sebrae-MS. Desse montante, 66,4% ficará com os presentes para as mães.

Em relação a todo Estado, os gastos devem ser de R$ 192,51 milhões sendo 57,35% serão destinados à compra de presentes (R$110,41 milhões) e 42,65% às comemorações (R$ 82,1 milhões).

A pesquisa ouviu 2.571 consumidores de 15 municípios de Mato Grosso do Sul, entre os dias 22 de fevereiro e 11 de março de 2019, com margem de confiança de 95%. O objetivo é respaldar as estratégias dos comerciantes, a partir de informações sobre as intenções dos consumidores do Estado. Conforme a pesquisa, em 2019, 63,48% comprarão presentes e a mãe será a principal beneficiada (67,73%), sendo listadas ainda as sogras (9,96%), esposas (11,76%), avós (7,61%), filhas (2,35%) e madrinhas (0,6%).  Dentre as preferências de presentes se destacam: roupas (27,87%), perfumes/cosméticos (20,96%), bolsas e acessórios (9,16%).

Mesmo com o alto valor colocado no comércio, a projeção é de queda de 5,02%, na comparação com o ano passado, que para os pesquisadores refletem pelos impactos da inflação e do comportamento do consumidor sobre as comemorações dessa data. Essa diminuição, segundo a pesquisa, se dá pela queda na intenção do gasto com a comemoração, já que para o presente houve um aumento de 4,75% previsto.

Vale destacar ainda, “que mesmo com essa projeção de redução para as comemorações, temos níveis de intenção de consumo melhores, conforme demonstrados nas pesquisas da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), o que significa dizer que há uma maior probabilidade da intenção se transformar em consumo efetivo, logo uma oportunidade de reverter esse cenário das comemorações”, avalia o presidente do IPF-MS, Edison Araújo.

As compras com cartão de crédito e crediário terão mais espaço: 12,63% contra 9,37% e 4,13% contra 3,5% do ano anterior, respectivamente. Os consumidores levarão em consideração no momento da compra: preço (24,30%), produto (37,41%) e atendimento (19,37%).

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