Uma empresa recém-criada será responsável pela extração, transporte e comercialização de minério de ferro proveniente do Maciço do Urucum em Corumbá (MS), via porto de Santos (SP).
A América Latina Logística - ALL, a Triunfo Participações e Investimentos e a Vetorial Mineração estão criando a Vetria Mineração S.A para tal finalidade.
Conforme a assessoria de imprensa de ALL, a nova empresa, que já possui uma mina operacional, terá capacidade logística ferroviária garantida em contrato de transporte de longo prazo, além da exportação do produto por meio de um terminal portuário próprio, a ser instalado em Santos.
Com capacidade para comercializar até 27,5 milhões de toneladas por ano, a Vetria contará com uma estrutura administrativa independente. A ALL possui 50,4% de participação na nova empresa, a Vetorial 33,8% e a Triunfo 15,8%.
“A Vetria já nasce operacional, com ativos minerais de altíssima qualidade. A criação da solução integrada mina-ferrovia-porto nos permitirá alcançar uma produção em larga escala a custos competitivos”. afirma Alexandre Santoro, presidente da Vetria.
Investimento alto
Para integrar mina, ferrovia e porto, a Vetria estima investir aproximadamente R$7,6 bilhões. Parte deste montante será destinado à ampliação da capacidade da mina, já operacional, em 20 milhões de toneladas por ano.
O restante será destinado ao aumento da capacidade da ferrovia, com investimentos em via permanente e aquisição de material rodante e também para a construção do terminal portuário em Santos.
A previsão é de que, em quatro anos, a Vetria, atinja sua capacidade operacional plena.
Mina da Vetorial
A Vetria passará a operar a mina da Vetorial Mineração na região de Corumbá. Com recursos minerais estimadas em 1 bilhão de toneladas, a mina possui hoje capacidade instalada para extrair aproximadamente um milhão de toneladas de minério por ano.
“A associação possibilitará o escoamento eficiente da produção, desenvolvendo o potencial minenário de Corumbá e de todo o Estado do Mato Grosso do Sul.” revela o presidente da Vetorial, Gustavo Corrêa.
Corredor Ferroviário
A Vetria assinará um contrato de investimentos com a ALL para expansão da capacidade da ferrovia existente entre Corumbá e o porto de Santos assegurando o transporte de minério de ferro em larga escala.
“A Vetria cria uma nova solução logística, formando um corredor ferroviário eficiente entre os estados do Mato Grosso do Sul e São Paulo. Isso significa um aumento na capacidade da ferrovia para o transporte de cargas de três para 35 milhões de toneladas por ano, transformando este trecho ferroviário em um dos mais modernos do Brasil”, afirma Paulo Basílio, presidente da ALL.
(Com informações da assessoria de imprensa da ALL)