Apesar da pandemia do novo coronavírus, as exportações de produtos industrializados de Mato Grosso do Sul fecharam o 1º semestre com aumento de 3,2% na comparação com o mesmo período de 2019. Os dados são da Federação das Indústrias do Estado (Fiems).
De janeiro a junho deste ano, a receita com as vendas internacionais das indústrias locais somou US$ 1,83 bilhão contra US$ 1,77 bilhão nos primeiros seis meses do ano passado. Esse foi o melhor resultado para o acumulado de janeiro a junho da série histórica.
Segundo o coordenador do estudo, Ezequiel Resende, a indústria respondeu por 62% de toda a receita de exportação de Mato Grosso do Sul, sendo também a mesma participação no acumulado do ano até aqui.
Ele reforça que os grupos “Celulose e Papel” e “Complexo Frigorífico” continuam sendo responsáveis por 77% da receita de exportações do setor industrial, sendo 510 para o primeiro grupo e 27% para o segundo grupo, enquanto logo em seguida vem o grupo “Óleos Vegetais” e “Extrativo Mineral”, com 11% e 4%, respectivamente.