Campo Grande 00:00:00 Sábado, 11 de Janeiro de 2025


Economia Segunda-feira, 30 de Março de 2009, 11:00 - A | A

Segunda-feira, 30 de Março de 2009, 11h:00 - A | A

Fábrica de celulose entra em operação hoje

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

A VCP MS Celulose Sul Mato-grossense inicia hoje (30/03) a operação da maior fábrica de celulose com uma única linha de produção do mundo, localizada em Três Lagoas (MS). A capacidade produtiva instalada é de 1,3 milhão de toneladas de celulose por ano. Batizado de Projeto Horizonte, o plano de expansão da VCP conta com um parque fabril e uma base florestal de 200 mil hectares, sendo 140 mil hectares plantados com eucalipto e 60 mil hectares de preservação

Desde que a VCP começou a construção da fábrica em fevereiro de 2007, foi firmado um compromisso visando o desenvolvimento sustentável da região. A empresa contribuiu com a renovação da base produtiva do Estado e sua consolidação como um dos pólos produtivos de celulose e papel no Brasil. A fábrica contribuirá para a elevação em cerca de 300% o PIB de Três Lagoas e em 13,5% o PIB do Estado. A atuação da VCP MS na região também irá movimentar a economia, podendo gerar até 30 mil novos postos de trabalho em diversos setores, conforme indicado em estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas em projeto semelhante.

O início da produção acontece um mês antes do programado, dentro do orçamento previsto. Ocupando uma área de 2.100.000 metros quadrados, a construção envolveu 200 mil metros cúbicos de concreto, 20 mil toneladas de aço, 20 mil toneladas de estruturas metálicas e movimentou 4 mil toneladas de terra.

A obra foi toda desenvolvida seguindo conceitos de eco-design, que permite a implantação de processos produtivos mais limpos e garante um ambiente de trabalho agradável e seguro.

Além de tecnologia de última geração, a fábrica é autossuficiente em energia, tendo como fonte primária a biomassa (proveniente da madeira).

A logística do empreendimento foi pensada para garantir ganhos em produtividade. O parque fabril está instalado próximo à base florestal, o que garante matéria-prima a custos bastante competitivos. O escoamento da produção será feito via ferrovia até o porto de Santos (SP).

A base florestal da região conta com uma área de 140 mil hectares plantados com eucalipto e 60 mil hectares de preservação. Toda a madeira consumida para a produção de celulose da fábrica é proveniente de florestas plantadas de eucalipto na região, num raio médio de 60 quilômetros da planta, o que reduz o custo de produção.

O Projeto Horizonte é atualmente o único projeto de expansão no setor de celulose que está sendo realizado em todo o mundo. Ao todo, foram investidos cerca de U$ 1,5 bilhão no empreendimento.

Sobre a Votorantim Celulose e Papel (VCP)

Com mais de 20 anos de mercado, a VCP está entre as maiores empresas do setor de celulose e papel e possui ações negociadas nas bolsas de valores de São Paulo e de Nova York. É, ainda, integrante do índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI), por suas destacadas práticas ambientais e sociais, e também do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). Atualmente possui três unidades industriais próprias – Jacareí (SP), Piracicaba (SP) e Três Lagoas (MS) e participação na Aracruz e no Conpacel. 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS