Um projeto pretende fortalecer a Hidrovia Paraná-Tietê, com 3.290 quilômetros dos rios Paraná, Tietê e seus afluentes para a navegação. A ideia é facilitar e baratear o escoamento de cerca de 65% do combustível e 75% dos grãos do estado de Mato Grosso que são escoados por rodovias de Aparecida do Taboado (MS).
A hidrovia vai beneficiar estados do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais. O prefeito Robinho Samara ressaltou que há alguns anos a Constran/Ferronorte adquiriu uma área no município de 161 hectares, nas proximidades do Rio Paranaíba, para construir um porto intermodal, cujos estudos técnicos apontaram Aparecida do Taboado como o melhor ponto estratégico da região para tal finalidade.
“Esta área ainda pertence à Ferronorte e eu peço o apoio de vocês para que consigamos a construção desse intermodal, levando em consideração que hoje o transporte hidroviário é o sistema mais barato de movimentação de cargas, agregado à sustentabilidade e o município está em franco desenvolvimento industrial”, acrescentou.
Esse estudo foi determinado pelo Governo Federal para identificar a viabilidade técnica e econômica de interligar esses rios a redes ferroviárias e estradas para permitir o escoamento da produção agrícola até os portos marítimos.
Segundo a assessoria da prefeitura, também será estudada a construção de novas eclusas em barragens hidrelétricas existentes e assim permitir estender a navegação o mais próximo possível aos grandes centros de consumo nacional. São mais de R$ 145 bilhões disponíveis para investir nas oito bacias hidrográficas do país, garantindo mais segurança no transporte hidroviário.
A apresentação do Projeto Hidroviário Paraná-Tietê, contratado pelo Ministério dos Transportes ao Consórcio formado pelas empresas Ebei, Dzeta e Hidrotopo, ganhador de uma concorrência pública, e gerenciado pela Administração da Hidrovia do Paraná (Ahrana) foi apresentado aos moradores e empresários de Aparecida do Taboado na última quinta-feira (18).
As equipes de batimetria e de campo já estão levantando informações de produtos com origem e destino a zona de influência da hidrovia. O barco de batimetria já percorreu os rios Tietê, Parnaíba até São Simão e Água Vermelha e hoje está nas proximidades de Bataguassu. As equipes de coleta de dados de carga já percorreram todo o norte da Hidrovia e agora estão próximo a Foz do Iguaçu.