Divulgação/Fiems
Exportações tiveram como destaques celulose e papel, produtos de frigoríficos, óleos vegetais e açúcar e etanol, entre outros produtos, que totalizaram 8,76 milhões de toneladas.
As exportações de produtos industriais de Mato Grosso do Sul somaram US$ 372,3 milhões em outubro de 2021, variação positiva de 20% frente a outubro de 2020, segundo dados do Boletim de Exportações do Radar Industrial, da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da FIEMS (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul).
"Esse foi o melhor resultado já registrado para o mês em toda a série histórica da exportação de produtos industriais do Estado". Quanto à participação relativa, em outubro, a indústria respondeu por 86% de toda a receita de exportação de Mato Grosso do Sul, destaca Ezequiel Resende, coordenador do estudo.
No acumulado de janeiro a outubro de 2021, as receitas somam US$3,62 bilhões, com 14% de evolução na comparação no mesmo intervalo de 2020, a maior receita já alcançada com a exportação de produtos industriais no período.
Entre os principais grupos de produtos exportados são: celulose e papel (36%); complexo frigorífico (30%); óleos vegetais e demais produtos de sua extração (15%); açúcar e etanol (8%); extrativo mineral (6%); couros e peles (2%), que totalizaram um volume acumulado no período de 8,76 milhões de toneladas.
Os principais países compradores dos produtos industriais sul-mato-grossenses são: China (30%); Estados Unidos (9%); Holanda (6%); Chile (5%); e Hong Kong (4%).