A indústria metalmecânica de Mato Grosso do Sul espera um crescimento de até 6% no valor bruto da produção para 2020, que encerrou 2019 em R$ 3 bilhões. Com a projeção, pode chegar a R$ 3,18 bilhões. A estimativa é do presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (Simemae/MS), Nilvo Della Senta.
Para Nilvo, o crescimento constante do setor nos últimos três anos é creditado ao bom desempenho do agronegócio, principal cliente dos produtos do segmento. “Quando a agricultura vai bem, podemos respirar mais tranquilos, porque é quem mais utiliza nossos produtos, que envolvem usinagem, retíficas e peças para manutenção agrícola e industrial”, afirmou o empresário.
No Estado existem 921 estabelecimentos industriais no segmento da metalmecânica, resultando em 8.555 trabalhadores empregados com carteira assinada.
Ainda segundo o presidente do sindicato, os empresários do segmento estão bastante otimistas com as projeções para 2020. “Estamos vivendo um novo momento no País, com a aprovação da Reforma da Previdência e iniciando as discussões sobre a Reforma Tributária, então acreditamos que o ambiente de negócios no Brasil deve melhorar muito. Com isso, a indústria também sai ganhando e a sociedade também, porque mais produção significa mais emprego e mais renda”, ressaltou.