Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024



Economia Sexta-feira, 29 de Julho de 2011, 13:13 - A | A

Sexta-feira, 29 de Julho de 2011, 13h:13 - A | A

Mais de 5 mil trabalhadores devem ser contratados para fábrica de fertilizantes

Valquíria Oriqui - Capital News (www.capitalnews.com.br)

A inauguração da fábrica de fertilizantes da Petrobras em Três Lagoas (MS) está marcada para 2014. Serão necessários cerca de cinco mil trabalhadores para a construção do empreendimento e mais 500 colaboradores após a ativação da unidade de fertilizantes nitrogenados (UFN III).

No fim da tarde de quarta-feira (27/07), no Rio de Janeiro (RJ), o diretor- corporativo da Fiems, Jaime Verruck, reuniu-se com a diretora de gás e energia da Petrobras, Maria Graça Foster, para acertar a data de apresentação do projeto de qualificação profissional que será oferecida pelo Senai para atender a demanda da fábrica de fertilizantes em construção na cidade de Três Lagoas.

Graça Foster fez questão de reforçar ao diretor-corporativo da Fiems a prioridade da construção da fábrica de fertilizantes nitrogenados em Três Lagoas. “Trata-se de uma unidade localizada em uma região estratégica para a Petrobras, pois atenderá a demanda dos Estados do Centro-Oeste. Além disso, o empreendimento reduzirá a dependência externa brasileira por fertilizantes, como a amônia, por exemplo”, destacou, ressaltando que o cronograma está mantido, ou seja, início das obras em agosto deste ano e conclusão em setembro de 2014.

Na avaliação de Jaime Verruck, a informação repassada pela diretora da Petrobras é extremamente positiva para a economia do Estado, pois ampliará o uso do gás natural, agregando mais receita à arrecadação estadual, além de beneficiar o agronegócio, tanto estadual, quanto regional, ao oferecer fertilizante a custo menor devido à localização estratégica da fábrica. “A questão da logística pesa muito no quesito custo do produto e o produtor rural do Centro-Oeste sairá ganhando com a operação dessa fábrica em Mato Grosso do Sul”, analisou.

O diretor-corporativo da Fiems explica que o Senai fará a qualificação da mão de obra para atender a demanda da fábrica de fertilizantes com recursos do Prominp (Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural), que é coordenado pelo Ministério de Minas e Energia e foi instituído pelo Governo Federal para maximizar a participação da indústria nacional de bens e serviços, em bases competitivas e sustentáveis, na implantação de projetos de petróleo e gás natural no Brasil e no exterior.

Jaime Verruck detalhou que em 15 dias apresentará à estatal o projeto de viabilidade dessa transferência, já que 90% da demanda por esse tipo de qualificação será da região de Três Lagoas, onde a Petrobras também tem uma usina termelétrica movida à gás natural. “Com essa transferência, estaremos agregando ao CetecSenai Três Lagoas novos laboratórios nas áreas de saúde, segurança no trabalho e fertilizantes para atender os profissionais da região”, pontuou.

A Petrobras vai iniciar no município de Três Lagoas, em parceria com a Missão Salesiana, o projeto social “Gerando o Futuro”, que pretende preparar 480 jovens de famílias carentes para que possam participar do processo seletivo que o Senai oferecerá para atender a demanda da fábrica de fertilizantes
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS