Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 18 de Novembro de 2024



Economia Segunda-feira, 19 de Julho de 2021, 14:21 - A | A

Segunda-feira, 19 de Julho de 2021, 14h:21 - A | A

Desenvolvimento

Mato Grosso do Sul bate recorde na abertura de empresas em 2021

Somente no primeiro semestre do ano foram mais 4 mil novas empresas

Lethycia Anjos
Capital News

Anderson Ramos/Capital News

comercio-centro-campogrande

Centro de Campo Grande

Nos primeiros seis meses de 2021, Mato Grosso do Sul registrou a abertura de 4,6 mil empresas, o que corresponde a um aumento de 32,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. Conforme dados da Junta Comercial (Jucems), o avanço é um recorde para MS, visto que foi o melhor desempenho constatado para a série histórica iniciada em 2000.

 

Secretário da Semagro, Jaime Verruck destaca que os resultados expõem o potencial empreendedor de Mato Grosso do Sul. “É resultado de uma série de projetos, seja de retomada, mas principalmente porque ao longo desse período nós não paramos de fazer os investimentos, atrair investimentos privados mesmo com impacto direto em algumas atividades e em função da pandemia e o resultado com que nós chegamos ao final desse semestre com mais de 4664 empresas constituídas. Sendo a praticamente 32% superior ao que nós criamos de novos negócios no ano passado no ano de 2021”.

 

Em relação ao perfil das novas empresas, o que mais se destacou foi o setor de serviços, devido a adoção de medidas rápidas de recuperação. “Nós temos aí uma forte presença aí do setor de serviço com mais de 3 mil empresas, setor de comércio com 1.446 empresas e o setor da indústria com 208 empresas”, explicou o titular da Semagro.

 

Divulgação/Semagro

Em três meses, Mato Grosso do Sul bate recorde em abertura de empresas

Titular da Semagro Jaime Verruck

Os dados referente a análise por atividades econômicas evidenciam os impactos ocasionados pela pandemia de Covid-19. “Mais de 50 empresas abertas na área da atividade médica, ambulatorial, mais de 40 empresas abertas na área de consultoria, isso demonstra que muitos profissionais que talvez não tenham uma colocação no mercado de trabalho, tem buscado exatamente a gestão e as empresas também têm demandado essas empresas de gestão empresarial. Na área de serviço, engenharia e construção de edifícios nós também tivemos um forte crescimento, mas nós tivemos restaurantes similares, mais de 36 novos restaurantes e 22 de lanches, chás e sucos abertos”.

 

Para Verruck os dados positivos foram viabilizados por meio do registro automático, que reduziu de 37 dias para duas horas e 45 minutos, o período para abertura de uma empresa. “A desburocratização permitiu que mais de metade dessas empresas constituídas ocorressem através de um registro automático. Esse é o nosso projeto da Junta Digital do Mato Grosso do Sul mais digital permitindo desburocratização e redução de custos”, finalizou via assessoria. Conforme a Semagro, das 4,6 mil novas empresas, 54,66% foram abertas pelo registro automático.

 

De acordo com o levantamento, o número de fechamento das empresas também bateu recorde no Estado. Ao todo foram 2.023 CNPJs fechados, o que corresponde ao maior resultado desde o início da série histórica, contudo, os dados mostram um leve avanço de 2,28% em relação ao mesmo período do exercício em 2020, quando o número de empresas fechadas em MS bateu os 1.978.

 

Do total de empresas fechadas, 52% eram do setor de serviços, cerca de 1.062) 42% do comércio 860 e 4,9% da indústria 101. 40% eram de Campo Grande, 9,6% de Dourados e  5,9% de Três Lagoas.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS