Campo Grande Sábado, 20 de Abril de 2024


Economia Sábado, 19 de Outubro de 2019, 09:05 - A | A

Sábado, 19 de Outubro de 2019, 09h:05 - A | A

Empresario

Mato Grosso do Sul é o segundo estado onde a maior fonte de renda é o empreendedorismo

Atividade como empresário é única fonte de renda para maioria dos pequenos negócios

Laryssa Maier
Capital News

Divulgação

sebrae

Sebrae realizou a pesquisa com 428 pessoas

O Sebrae realizou uma pesquisa onde aponta que em Mato Grosso do Sul, 76% dos donos de pequenos negócios, a atividade como empresário é a única fonte de recursos. A ocupação empresarial tem sido uma saída para assegurar a renda.

 

Conforme o estudo, Mato Grosso do Sul ocupa a segunda posição no ranking nacional onde a atividade como empresário é a única fonte recursos, atrás apenas de Goiás, onde 78% dos empreendedores confirmaram não ter outra renda. Em todo o país, o índice ficou em 69%.

 

Para o diretor de operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, o resultado mostra que empreender no país pode estar relacionado a uma necessidade. “Muitos destes empreendedores poderiam estar desempregados, mesmo após tentar a recolocação. Desta forma, eles decidiram abrir um pequeno negócio. Empreender hoje é talvez o principal vetor para você buscar a subsistência da sua família”, explica.

 

A pesquisa também confirma a importância da formalização para a profissionalização e crescimento dos donos dos pequenos negócios no estado. Para 77% dos entrevistados, a obtenção de um CNPJ foi a ferramenta que assegurou melhores condições no momento de compra junto aos fornecedores, e para 75%, a regularização possibilitou maior ganho financeiro.

 

Apesar das vantagens com a formalização, que também garante benefícios sociais como aposentadoria e licença maternidade, o levantamento mostra que a informalidade ainda é uma realidade. No estado, boa parte desses empreendedores ficaram, em média, nove anos atuando de forma informal antes de se formalizar. Em todo o país, o tempo médio é 10 anos.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS