Projeto apresentado por empresa de mineração à Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), prevê investimento R$ 40 milhões e a geração de 50 empregos diretos no Município de Inocência, interior de Mato Grosso do Sul.
Durante reunião realizada na quinta-feira (25), o projeto foi apresentado ao secretário da Semagro Jaime Verruck, e ao prefeito de Inocência Antônio Garcia dos Santos pelo empresário Jairo Clemente de Oliveira. O secretário da Semagro destacou que a iniciativa irá promover o desenvolvimento do Estado. “Trata-se de uma nova atividade que chega ao Estado por Inocência e cria a possibilidade de ofertar vários produtos da rocha, como o basalto negro utilizado pela indústria da construção para se obter o 'preto absoluto', usado em decoração. Também deve ser extraído o pó de rocha, remineralizante para a agricultura, além da brita, muito demandada para asfaltamento. É um investimento significativo e uma atividade nova para o Estado que vem ao encontro dos esforços que o governo vem empreendendo para diversificar as atividades econômicas”, disse Verruck via assessoria.
A mineradora possui autorização da Agência Nacional de Mineração e a Licença Ambiental Prévia do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), além de solicitar o pedido de incentivo fiscal junto ao governo do Estado. Conforme assessoria, Oliveira espera que a empresa entre em atividade no segundo semestre deste ano.