Campo Grande Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Economia Quinta-feira, 23 de Abril de 2020, 08:28 - A | A

Quinta-feira, 23 de Abril de 2020, 08h:28 - A | A

Coronavírus

MS e ministério articulam importação de gás de cozinha da Bolívia

Medida seria para suprir aumento no consumo residencial

Hélder Rafael
Capital News

Divulgação

 Gás de cozinha sobe 4,8% em Dourados

 

Representantes da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e do Ministério de Minas e Energia reuniram-se nesta quarta-feira (22) para discutir o fornecimento de gás de cozinha (GLP) no país.

 

Devido ao isolamento social como estratégia de prevenção ao novo coronavírus, o consumo doméstico do GLP cresceu mais de 10%, enquanto o consumo comercial caiu 27%. Porém, o consumo de gasolina no país caiu quase 50%, e as refinarias brasileiras estão diminuindo a produção também do GLP. Com o cenário, o governo federal decidiu importar GLP para suprir a necessidade do país. 

 

“Para se ter ideia estamos falando de importar praticamente metade do consumo interno, em torno de 300 mil toneladas de GLP. A Bolívia é um potencial fornecedor a partir de maio, pois por questões internas não está fazendo exportações até 30 de abril”, comentou Jaime Verruck, titular da Semagro.

 

Até 14 de abril o consumo de gás GLP em Mato Grosso do Sul era 20% maior que no mesmo período do ano passado, segundo a ANP. Na esfera estadual o Procon está recebendo as reclamações dos consumidores e verificando se há abuso no preço de comercialização do produto.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS