Campo Grande Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Economia Domingo, 10 de Maio de 2020, 10:56 - A | A

Domingo, 10 de Maio de 2020, 10h:56 - A | A

Coronavírus

Pequenas empresas adaptadas à crise têm aumento de 47% no faturamento

Donos de pequenos negócios que se adaptaram mais rapidamente têm mais chances de se manter no mercado

Hélder Rafael
Capital News

Reprodução

Micro e pequenas empresas representam 34% do PIB de MS

 

Pesquisa realizada pelo Sebrae mostra que, para além do amplo impacto negativo para quase 88% dos empresários, alguns segmentos, mesmo afetados pelo avanço do novo coronavírus, como o comércio varejista e o ramo de alimentos e bebidas, conseguiram equilibrar o fluxo de caixa e até registrar crescimento no faturamento. 

 

O levantamento, que ouviu 6.080 empreendedores de todo o país, estima que 400 mil pequenos negócios tiveram aumento médio de 47% na receita.

 

De acordo com o Presidente do Sebrae, Carlos Melles, pequenos negócios que passaram a inovar e mudaram seu modelo de negócio estão conseguindo se manter. “Observamos que, ainda que em um percentual baixo, se comparado ao resultado macro da pesquisa, os empresários que enxergaram oportunidades e se reinventaram saltaram na frente dos outros”, afirma. 

 

“Segundo nossa pesquisa, entre as micro e pequenas empresas que tiveram crescimento na receita durante a crise, cerca de 48% mudaram o modo de funcionamento, apostando mais em entregas online e serviços na internet”, explicou.

 

Dentre os 14 segmentos analisados na sondagem – restaurantes, lanchonetes, marmitarias e afins – são exemplos de como a adaptação e a inovação podem render resultados positivos. No segmento de alimentos e bebidas, por exemplo, 92% dos que aumentaram o faturamento adaptaram o negócio ao modelo de entrega (delivery).

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS