Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Economia Quinta-feira, 13 de Janeiro de 2022, 14:58 - A | A

Quinta-feira, 13 de Janeiro de 2022, 14h:58 - A | A

Economia

Petrobras bate recorde de importação de gás natural liquefeito em 2021

Marca foi atingida com compra de 23 milhões de metros cúbicos por dia

Agência Brasil
Alana Gandra

Fernando Frazão/Agência Brasil

Petrobras supera R$ 6 bilhões em recursos recuperados da Lava Jato

Petrobras

Com a compra de 23 milhões de metros cúbicos de gás natural liquefeito (GNL) por dia, a Petrobras atingiu, no ano passado, o recorde histórico de importação do insumo, superando o recorde anterior de 20 milhões de metros cúbicos por dia (m³/dia), registrado em 2014. O recorde diário ocorreu no dia 1º de outubro do ano passado, quando foram importados mais de 40 milhões de metros cúbicos. A informação foi dada ontem (12), pela Petrobras.

Em 2021, o GNL representou cerca de 30% do total da oferta de gás natural da empresa, sendo considerado fundamental para suprir as demandas contratadas pelos clientes.

De acordo com a Petrobras, a marca alcançada representa volume 200% superior ao montante adquirido em 2020, de 7,5 milhões m³/dia. “O recorde de 2021 é resultado das iniciativas adotadas pela companhia para ampliar a oferta de gás natural ao mercado, como, por exemplo, o aumento de capacidade do terminal de regaseificação do Rio de Janeiro”, externou a empresa.

A Petrobras importa o GNL de países como Estados Unidos, Trinidad & Tobago e Catar, por meio de navios especiais, que transportam o gás na forma líquida. O insumo volta ao estado gasoso nos terminais de regaseificação e, em seguida, é enviado aos clientes que possuem contratos de comercialização de gás natural celebrados com a Petrobras. A importação de GNL para atendimento às demandas do mercado nacional de gás também pode ser realizada por outros fornecedores, observou a companhia.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS