Sábado, 20 de Abril de 2024


Economia Sexta-feira, 14 de Fevereiro de 2020, 11:59 - A | A

Sexta-feira, 14 de Fevereiro de 2020, 11h:59 - A | A

Imposto

Polêmicas fazem Governo baixar ICMS para alguns setores

Principais beneficiários são empresas atacadistas do Estado

Norton Soares
Capital News

Divulgação/ MSGOV

Confira lista de feriados de 2020 é divulgada pelo Governo MS

ICMS de 17% passa para 12,5%

Depois de polêmicas, ICMS é reduzido, mas apenas para produtos alimentícios, materiais de limpeza, cosméticos e outros itens comercializados pelas empresas atacadistas que atuam no Mato Grosso do Sul.

Conforme o decreto publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (14), produtos que tinham 17% de ICMS, passarão a recolher 12,5%. Enquanto os que tinham alíquota de 20% passarão a pagar 14,7% de imposto.

O benefício não vai valer para todas as empresas, é necessário que seja cumpridos os seguintes requisitos: Inscrição no Cadastro de Contribuintes do Estado e estar em dia com o fisco estadual; Fazer parte da filiada à Associação Sul-mato-grossense de Atacadistas e Distribuidores (Asmad); Ter estrutura logística de armazenamento e distribuição dos produtos em Mato Grosso do Sul, gerando emprego e renda no Estado.

Segundo o presidente da Asmad, Akito Ikeda, o objetivo é melhorar o poder de competitividade do “atacarejo” “. “Isso dá um fôlego para nós, a gente paga imposto antecipado, e com essa medida vamos ter uma folga no caixa”, afirma o presidente da Asmad, Akito Ikeda, que lembrou a respeito da substituição tributária, onde o imposto só é recolhido quando os produtos forem vendidos.

Em outro setor, o ICMS está gerando polêmica por ser responsável pelo aumento no preço da gasolina no Estado, que chegou a bater R$ 5 o litro em algumas regiões. O Procon iniciou uma investigação para fiscalizar abuso no preço do combustível em postos da Capital.

ICMS: O Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS