O grupo Portucel, fabricante de celulose e papel deverá instalar fábrica entre Bataguassu e Santa Rita no Estado, até o meio do próximo ano. A informação foi divulgada pelo presidente da Fiems (Federação da Indústria de Mato Grosso do Sul), Sergio Longen, na tarde desta segunda-feira (14), durante apresentação dos números do PIB industrial em Dourados.
Segundo ele, foram realizadas duas reuniões em Portugal com a Portucel, até a decisão da empresa pelo país e enfim, Mato Grosso do Sul. “Eles demonstraram interesse em se instalar no Estado, devido à logística. Até meados do ano que vem devem se instalar”, confirmou ele.
Conversações
Em junho, o governador André Puccinell se encontrou com o presidente da Portucel, José Onório em Portugal. Na época, a secretária estadual de Produção, Teresa Cristina disse que “o encontro foi muito proveitoso, porque levamos a posição firme de Mato Grosso do Sul e acreditamos ter dado um passo importante para essa conquista”.
Pelos cálculos do governo, os resultados da vinda da fábrica para a economia estadual terá dimensão semelhante ao proporcionado pela instalação da Votorantim Celulose e Papel (VCP) e International Paper no município de Três Lagoas.
Por: Nadia Nadalon-estagiária (www.capitalnews.com.br)