Divulgação/Governo do Estado do Paraná
Ferrovia vai passar por nove municípios de Mato Grosso do Sul
O Estado de Mato Grosso do Sul começa nesta segunda-feira (16) a discutir a viabilização da Nova Ferroeste. Acontece em Dourados a primeira de sete audiências públicas para apresentar os resultados do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) da Nova Ferroeste, idealizado pelo Governo do Paraná em parceria com o Governo Sul-Mato-Grossense.
Esse primeiro encontro dos técnicos envolvidos no projeto com a sociedade começa às 19h. O município fica a 90 quilômetros de Maracaju, ponto de partida da estrada de ferro que vai percorrer oito cidades do Mato Grosso do Sul e 41 do Paraná, até chegar ao Porto de Paranaguá, no litoral paranaense.
Segundo o governador Reinaldo Azambuja, o projeto da Nova Ferroeste é estratégico sob o ponto de vista da logística e também da competitividade. "No futuro, com a viabilização da ferrovia, o nosso Estado vai diminuir a exportação de commodities e ampliar a exportação”, explicou o governador.
As audiências públicas são etapas do processo de licenciamento ambiental prévio do projeto (veja mapa da sequência das etapas abaixo). Para a primeira semana estão programados três encontros: Além de Dourados, Guaíra (18) e Cascavel (19). Em seguida, acontecem as audiências de Paranaguá (23), São José dos Pinhais (24), Guarapuava (26) e Irati (27).
Todas as audiências podem ser acompanhadas in loco e a distância. Os canais de comunicação criados para os encontros estão no ar. Até quinta-feira foram 4.500 acessos, com e sem interação, como envio de perguntas ou inscrição para o transporte gratuito ou agendamento da transmissão ao vivo das reuniões.
As opções de contato passam por um número de 0800, mensagens por WhatsApp e o site oficial. Mais de 70% da procura ficou concentrada no site, onde estão disponibilizados os resultados que serão objeto de discussão nos encontros.
A população dos 49 municípios do traçado também pode optar pelo transporte gratuito para ir até os locais previstos das reuniões. O maior volume de pedidos até o momento é para as audiências de Dourados, Cascavel e Paranaguá.