Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Economia Quinta-feira, 04 de Março de 2021, 11:23 - A | A

Quinta-feira, 04 de Março de 2021, 11h:23 - A | A

Recuperação econômica

Sebrae elabora orientações para retomada de pequenos negócios

Micro e Pequenas Empresas sofreram grande impacto pela pandemia da Covid-19

Lethycia Anjos
Capital News

Divulgação

sebrae

Orientações buscam retomada rápida e segura das atividades

Pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), mostra que os impactos gerados pela pandemia do novo Coronavírus afetaram 67% dos pequenos negócios que precisaram se adaptar à crise, 73% do total geral dos segmentos constataram queda no faturamento mensal.

 

Com o intuito de auxiliar os empresários na retomada de atividades, o Sebrae elaborou orientações para 36 segmentos de micro e pequenas empresas por meio vídeos com dicas gerais e sugestões para os gestores públicos dos municípios.  Visando garantir os cuidados necessários para que os estabelecimentos possam continuar em funcionamento, foram criados também protocolos de segurança que serão adotados pela população. 

 

A pesquisa aponta que a Economia Criativa, Educação e o Turismo são os segmentos mais afetados pela pandemia por conta da alta interrupção de funcionamento. Entre as empresas que registraram o maior percentual de queda estão Turismo, Academias e o setor de Beleza. 

 

Economista e assessor da Diretoria Técnica do Sebrae, Rafael Moreira, destacou algumas dicas importantes. "Tornar o ambiente mais ventilado; respeitar um distanciamento mínimo de um metro e meio entre as pessoas nos estabelecimentos; usar máscara e fazer com que os clientes sigam esse protocolo. O sentido é proteger o empresário, os empregados dessa pequena empresa e, obviamente, o consumidor. Se o pequeno negócio não passar segurança para o seu cliente, ele vai ter muita dificuldade”, explicou Moreira via assessoria.

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS