Segunda-feira, 23 de Junho de 2008, 17h:16 -
A
|
A
Bibliotecas serão levadas a parques e entidades da Capital
Da Redação- (DA)
O prefeito Nelson Trad Filho, acompanhado do presidente da Fiems Sérgio Longen, em solenidade em seu gabinete, nesta segunda-feira (23.06), fez o lançamento do programa da Fiems, ‘Indústria do conhecimento’ e a assinatura para o início da obra da terceira biblioteca do conhecimento na Capital, que será construída no Educandário Getúlio Vargas.
Este programa está sendo desenvolvido em Campo Grande e no Estado pelo Sesi/MS, em parceria com as prefeituras. O programa ‘Indústria do conhecimento’ em Campo Grande já executou a construção de duas bibliotecas, uma no Parque Ayrton Senna, no bairro Aero Racho e outra no Parque Jacques da Luz, na região das Moreninhas.
Cada biblioteca funciona como centros de multimídias, com acervo de livros, de DVDs, CDs e Internet, disponibilizados para toda a comunidade, o que possibilitará promover cursos pela internet, palestras, cirandas literárias.
De acordo com pesquisa da Câmara Brasileira do Livro, 61% da população adulta alfabetizada tem pouco contato com livros. A partir daí, surgiu a idéia da implantação dessas bibliotecas, por meio da Fiems e prefeituras, que possibilitará a essas pessoas o acesso aos livros literários. A ‘Industria do Conhecimento’ tem apoio do Ministério das Comunicações e de organizações públicas e privadas.
Para o presidente da Fiems (Federação das Industria de Mato Grosso do Sul), Sérgio Longen, a população só tem a ganhar com a construção dessa terceira biblioteca no Educandário Getulio Vargas. ‘Este projeto é uma inovação da Fiems que tem o objetivo de investir na educação e no desenvolvimento social e cultural da nossa população”, argumentou Longen.
Ao falar em nome dos vereadores de Campo Grande, o vereador Paulo Pedra destacou que a leitura é uma fonte de riqueza muito importante para o desenvolvimento do intelectual. “Além da leitura, a biblioteca proporcionará novos empregos para a população e, também, dará a oportunidade aos escritores sul-mato-grossenses de divulgarem suas obras literárias”, comentou Pedra.
Durante o evento, o prefeito Nelson Trad Filho aproveitou a oportunidade para anunciar ao presidente da Fiems Sérgio Longen a cedência de uma área de seis mil metros quadrados, ao lado da Escola Técnica Federal, para construção da Escola Técnica da Construção Civil, uma antiga reivindicação do segmento da construção de Campo Grande. “Com esta escola, os campo-grandenses terão mão-de-obra qualificada de pedreiros, carpinteiros e de todos os trabalhadores da construção civil”, destacou o prefeito Nelson Trad Filho.
Estiveram presente ao evento o secretário municipal Paulo Nahas (Semur), Maria Cecília Amendôla da Motta (Semed), o diretor-presidente da ADCG Paulo Ponzini e os vereadores Paulo Pedra (PMDB) e Airton Saraiva (DEM). (Com Assessoria)