Quarta-feira, 01 de Maio de 2024


Educação Segunda-feira, 12 de Novembro de 2007, 16:44 - A | A

Segunda-feira, 12 de Novembro de 2007, 16h:44 - A | A

Inep: Acesso à internet nas escolas garante melhor desempenho

JB online

Levantamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) revelou que escolas com conexão à internet tiveram melhor desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Esse resultado será ainda mais expressivo com a proposta do ministro das Comunicações, Hélio Costa, de levar internet banda larga a todas as escolas públicas do país.


Hélio Costa afirmou que o objetivo é conectar as 142 mil escolas públicas brasileiras em até cinco anos.


- Sempre defendemos o potencial da internet nas escolas. Também vamos integrar outros serviços públicos, como postos de saúde e delegacias de polícia, chegando a 208 mil pontos – disse o ministro.


A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) aprovou a proposta, elaborada pelo Ministério das Comunicações, que altera o Plano Geral de Metas para a Universalização (PGMU). Assim, as empresas de telefonia terão de levar banda larga a todos os municípios brasileiros até 2010, em vez de instalar os chamados PSTs (Postos de Serviços de Telecomunicações).


A partir daí, o governo levará a conexão das centrais telefônicas até as escolas. Para isso, o MC vai investir pelo menos R$ 200 milhões. Os recursos poderão vir do Fust (Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações), do orçamento do ministério ou até mesmo das empresas de telefonia.


Segundo a pesquisa, os alunos que possuem acesso à internet na escola tiveram 5,6 pontos a mais na prova de Matemática do Saeb. Já aqueles que só tem acesso aos laboratórios de informática, sem conexão, não tiveram melhoria no desempenho. Nesses casos, as notas chegaram inclusive a cair. A pesquisa considerou apenas alunos da 4ª série.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS