A Série B chega a sua 38ª e última rodada com possibilidades de múltiplos cenários. Mesmo definido as quatro equipes rebaixadas por antecedência; Guarani, Brusque, Ituano e Ponte Preta, e também o Santos campeão, a grande disputa está entre quatro clubes, lutando por três para o acesso para Serie A em 2025.
Couto Pereira
Antes desses jogos decisivos, a bola já rolou para alguns clubes que pela tabela, não tem ligação direta nessas partidas decisivas. O Coritiba entrou em campo diante do seu pior publico para enfrentar o Botafogo-SP, que mesmo jogando no Couto Pereira, o Pantera conquista uma vitória inesperada pelo placar de 3x1, os Gols foram de Wallison e Sabit no primeiro tempo, enquanto no segundo tempo ampliou com Bruno Marques. O Coxa sentiu a pressão da torcida, que vaiou bastante e aplaudiu cada gol dos visitantes. O time ainda descontou com Vini Paulista.
A Série B encerrou para o Coritiba com a sua pior participação na história. O Coxa fecha com 50 pontos e aparece, no momento, na 11ª colocação. O Botafogo-SP, com 45 pontos, ocupa a 14ª posição.
Estádio da Ressacada
Na partida final entre Avaí e Ponte Preta, os clubes apenas cumpriram tabela na Série B do Brasileirão, o time de Santa Catarina venceu a Macaca, já rebaixada, por 2 a 1 também na noite desta sexta-feira. Mário Sérgio e Maurício Garcez balançaram a rede a favor do Leão no Estádio da Ressacada, em Florianópolis, enquanto Renato descontou o placar no encerramento da competição nacional.
Com está vitória diante da torcida, o Avaí somou os três pontos e chegou aos 53, assegurando a 10ª colocação na Série B 2024. A Ponte Preta finalizou a competição com 38 pontos e ainda pode ser ultrapassada por Brusque e Ituano. No momento, ocupa o 17º lugar.
Estádio Novelli Júnior
O Amazonas é a grande surpresa nessa reta final do Brasileirão de 2024. A Onça de Manaus, além de permanecer longe do Z4 na tabela, entrou nessa seu último jogo e venceu mais uma partida. O Time do Norte do Brasil se aproveitou de um gol contra bizarro e venceu o Ituano por 1 a 0 na noite desta sexta-feira, pela última rodada da Série B, no estádio Novelli Júnior, em Itu. O volante Rodrigo, do Galo de Itu, cabeceou contra o próprio patrimônio e marcou o único gol da partida, aos 14 minutos do primeiro tempo.
O Amazonas chega aos 52 pontos e termina a Série B na 11ª posição, com campanha de 14 vitórias, 10 empates e 14 empates.
O Ituano, encerra o ano com mais uma derrota, e estaciona nos 37 pontos, com 11 vitórias, quatro empates e 23 derrotas. O Galo de Itu está na 18ª posição, mas ainda pode terminar na vice-lanterna, caso o Brusque vença o América-MG neste domingo, na Arena Independência, em Belo Horizonte.