Longe das “zebras” registradas na 3ª fase da Copa do Brasil, a 16ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, realizada nesta quarta-feira (20), à noite, foi marcada pela manutenção de um “tabu”, a derrota dos times visitantes, exceto, o São Paulo e a última colocação de vez, assumida pelo time do Parque Antártica.
No Maracanã, o Flamengo manteve a escrita diante do Atlético Mineiro ao vencê-lo por 2 x 1, depois de terminar o primeiro tempo sendo derrotado por 1 x 0. Essa foi a terceira vitória seguida do time rubro-negro, resultado esse que dá novo fôlego aos comandado do técnico Vanderlei Luxemburgo.
Com a vitória, o time da Gávea a “respirou” na competição, ganhou uma posição e agora ocupa a 13ª colocação, com 19 pontos ganhos enquanto que o time mineiro caiu para o 8º lugar, com 23 pontos.
No Gigante da Beira-Rio, o único time visitante nesta rodada, o São Paulo levou a melhor contra o time da casa, o Internacional, a quem venceu por 1 x 0. Com o resultado, o tricolor paulista assumiu a terceira colocação, somando agora 29 pontos, enquanto que o time colorado se manteve na vice-liderança com 31 pontos.
Em Recife, o Palmeiras segue a sua triste sina de não saber o que é vencer no Campeonato Brasileiro e nesta rodada, uma vez mais acabou sendo derrotado pra o Sport, por 2 x 1, após ter marcado o primeiro gol. Com o resultado, o Sport subiu de 9ª para o 6ª lugar, somando agora 25 pontos.
Na Vila Belmiro, o Santos “desencantou” e venceu de forma convincente ao Atlético do Paraná, por 2 x 0, resultado esse que levou o time do “Peixe” da 10ª par a 7ª colocação, enquanto que os paranaenses, perderam duas posições caindo do 7º para o 9º lugar.
Em Florianópolis, com a vitória por 1 x 0 diante do Botafogo, o Figueirense melhor a sua classificação, saindo do 18º lugar para o 14º, somando agora 17 pontos, enquanto que o Botafogo perdeu quatro posições e despencou do 12º lugar para o 16º.
Em Curitiba, o time do “Coxa”, mesmo tendo vencido, ainda figura entre os últimos colocados e a vitória por 2 x 0 diante do Vitória apenas amenizou a sua classificação e o time saiu da até então incômoda última posição, para a 17ª somando agora 15 pontos.
Na arena da Fonte Nova, o Bahia segue o seu martírio e mais uma vez, não conseguiu vencer e ficou apenas no empate sem gols diante do Criciúma. Com o resultado, o tricolor baiano melhorou uma posição e caiu do 19º, para o 18º lugar, enquanto que o Criciúma permaneceu na 15ª colocação, mas com um ponto a mais, subindo dos 16 para 17 pontos.
Por último, em Chapecó, a Chapecoense derrotou o Fluminense que sofreu a segunda derrota seguida e com isso, afastou do G-4. O placar de 1 x 0 serviu para melhorar uma posição na classificação geral e saiu do 13º lugar onde tinha 16 pontos subindo para 12ª colocação somando agora nove pontos.
Quanto ao Fluminense, antes da rodada, o time figurava entre os quatro melhores colocados somando 26 pontos. Perdeu, manteve a mesma pontuação, mas perdeu a 4ª colocação, estando no momento na 5ª colocação.
A rodada será complementada nessa quinta-feira com a realização de dois jogos. Na Arena Corinthians, o Timão receberá o Goiás e no Mineirão, outro clássico do futebol brasileiro, onde o lider Cruzeiro receberá o Grêmio.