Durante a visita do paratleta campo-grandense Yeltsin Jacques, realizada na última quarta-feira (08), o governador do Estado Reinaldo Azambuja (PSDB), anunciou novos investimentos para o setor esportivo de Mato Grosso do Sul.
Os investimentos serão destinados a ampliação dos programas Bolsa Atleta e do Bolsa Técnico, que auxiliam mensalmente atletas sul-mato-grossenses com até R$ 1,5 mil. Com os novos recursos o número de atletas beneficiados será dobrado.
Yeltsin conquistou duas medalhas de ouro no Atletismo dos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, conquistadas nas provas de corrida de 1.500 e 5.000 metros na classe T11, para deficientes visuais.
Na ocasião, Reinaldo Azambuja destacou a satisfação em receber o medalhista. “Primeiro é um orgulho pra Mato Grosso do Sul, né? Mostra que quando você desenvolve as políticas públicas você tem os ganhos, esses ganhos são importantes ao Estado e agora eu anunciei a ele [Yeltsin] aqui a criação de mais uma bolsa aos com alto rendimento, ampliação do número de de beneficiários do bolsa-atleta e bolsa técnico, para o ano que vem agora nós vamos dobrar o número de pessoas beneficiadas, quer dizer, você vai conseguir atender mais pessoas, e principalmente agora no final de setembro um grande investimento. a todas as federações, a todos os clubes para poder potencializar atividades esportivas. Isso é muito importante, porque você cria as condições de um ambiente de treinamento adequado aos atletas”, disse.
Conforme a administração estadual, anualmente são investidos R$ 2,7 milhões só no bolsa atleta e técnico no setor de esportes de MS. De acordo com o governador, ainda em setembro, serão divulgados por meio da Fundação de Desporto e Lazer (Fundesporte), editais para liberação de recursos na área do esporte, em diferentes modalidades
Segundo o governador, o Estado está investindo na construção de duas pistas de atletismo de padrão olímpico. “Vai ser ampliado, agora com as areninhas esportivas, além da pista de treinamento do Ayrton Senna que é nos moldes hoje na qual ele disputou lá na Olimpíada em Tóquio nós teremos mais duas no Mato Grosso do Sul, uma em Ponta Porã e uma em Chapadão do Sul”.
Durante o encontro, Azambuja e Yeltsin Jacques conversaram, por chamada de vídeo, com o também paratleta Fernando Rufino de Paulo, que conquistou a medalha de ouro na prova de 200 metros de paracanoagem.