Com a proximidade dos jogos Paralímpicos de Tóquio, marcado para o dia 24 de agosto, o medalhista sul-mato-grossense Yeltsin Jacques relembra os treinos diários realizados na pista de atletismo do Parque Ayrton Senna.
Yeltsin Jacques destaca como foi sua rotina de treinos desde o adiamento dos jogos, em decorrência da pandemia da Covid-19. “Estive me preparando e estou bem fisicamente e psicologicamente. Mesmo com toda essa situação da pandemia, conseguimos nos manter bem treinados, com qualidade no treinamento, na pista. Estou pronto para trazer a medalha”, contou o atleta.
O local utilizado pelo atleta para a realização dos treinos é a primeira pista emborrachada e oficial de atletismo de Mato Grosso do Sul, coordenada pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Funesp), a pista é apta para receber competições nacionais e internacionais. Conforme a Fundação, o espaço possui 400 metros de extensão em oito raias, preparadas com campo de salto a distância, salto com vara e lançamento de dardo.
Segundo o atleta, a estrutura disponibilizada pela Funesp foi fundamental durante os treinos. “Temos uma estrutura que poucos atletas no mundo têm, uma excelente academia onde estive treinando. É uma pista oficial, internacional, que previne lesões, durante todo o treinamento não tive lesões. Eu sempre digo que estou em um dos melhores lugares da América do Sul”, destacou via assessoria.
Ao longo de sua trajetória, o paratleta venceu competições de 1.500 e 5.000 metros nos Jogos Parapan-americanos de 2015; conquistou o 5 e 11° lugar nas Paralimpíadas de verão de 2016; e ganhou medalhas nas provas de 800m e 1500m no Campeonato Mundial em 2013.
“Estou preparado para fazer grandes resultados, irei provar isso lá. Só tenho a agradecer pelo apoio, a todas as pessoas que acreditam em mim e segue nos ajudando”. enfatiza
A abertura oficial das Olimpíadas 2021 ocorreu na última sexta-feira (23), no Estádio Olímpico de Tokyo. Os jogos paralímpicos serão realizados entre 24 de agosto e 5 de setembro deste ano.
Diretor-presidente da Funesp, Claudinho Serra ressalta que está ansioso para os jogos.“Ficamos felizes com toda a capacitação e aparato do esporte. Estaremos aqui torcendo e acompanhando por todos os atletas que irão representar nosso Estado, nossa Campo Grande nos jogos”, disse via assessoria.