Twitter Oficial/Seleção Australiana de Futebol
Riley McGree marcou o gol que valeu a classificação da seleção da Austrália
A Oceânia vai ter representante nas oitavas de final da Copa do Mundo do Catar. A Austrália ficou com a segunda vaga do Grupo D e avançou para a próxima fase ao vencer a Dinamarca por 1 a 0. A liderança ficou com a França que, mesmo derrotada pela Tunísia por 1 a 0, manteve a primeira posição. As duas seleções aguardam os adversários que saem dos classificados do Grupo C.
Desde 2006, na Alemanha, quando ficou na segunda colocação do grupo do Brasil, a Austrália não passava de fase em uma Copa. Na ocasião, a seleção caiu para a futura campeã Itália nas oitavas. A seleção escandinava ficou fora do mata-mata pela segunda vez em seis participações em Mundiais. A última queda precoce tinha sido em 2010, na África do Sul.
No Estádio Al Janoub, em Al Wakrah, o único gol do jogo saiu no segundo tempo. Aos 15 minutos, o meia Mathew Leckie disparou pelo meio, lançado por McGree, escapou da marcação do lateral Joakim Maehle e chutou cruzado, colocando a Austrália à frente. Com a vantagem, a seleção que disputa eliminatórias pela Ásia, segurou a pressão dos europeus e o placar de 1 a 0 até o fim.
No outro jogo do grupo, a França, com reservas, foi batido pela Tunísia por 1 a 0, gol de Khazri no segundo tempo. Os atuais campeões do mundo chegaram a empatar no último lance, mas o gol foi invalidado após interferência do árbitro de vídeo.