Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Esporte Terça-feira, 09 de Junho de 2020, 09:57 - A | A

Terça-feira, 09 de Junho de 2020, 09h:57 - A | A

Fica para Próxima

Brasil desiste de sediar Copa do Mundo Feminina 2023

CBF alegou falta de garantias do Governo Federal e passou apoiar evento na Colômbia

Rogério Vidmantas
Capital News

Lucas Figueiredo/CBF

Seleção Brasil México

Seleção Feminina vai jogar mais uma Copa do Mundo longe do Brasil

O Brasil não está mais na lista de candidatos para ser sede da Copa do Mundo de Futebol Feminino 2023. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu retirar a candidatura brasileira e apontou uma combinação de fatores que levaram a esta decisão. Fora da disputa, o Brasil apóia agora a candidatura da Colômbia. Outros candidatos são Japão e a dobradinha Austrália e Nova Zelândia. 

 

Análise da FIFA sobre a documentação da candidatura brasileira considerou que não foram apresentadas as garantias do Governo Federal e documentos de terceiras partes, públicas e privadas, envolvidas na realização do evento. “A CBF compreende a necessidade da FIFA de obter tais garantias e sabe que elas fazem parte do protocolo padrão da entidade internacional, sendo elemento fundamental para conferir a segurança necessária para efetiva realização de eventos deste porte”, disse nota publicada no site oficial da entidade.

 

O Governo Federal, por sua vez, elaborou para a FIFA uma carta de apoio institucional na qual garantiu que o país está absolutamente apto a receber o evento do ponto de vista estrutural, como já o fez em situações anteriores. No entanto, ressaltou que, por conta do cenário de austeridade econômica e fiscal, fomentado pelos impactos da pandemia da Covid-19, não seria recomendável, neste momento, a assinatura das garantias solicitadas pela FIFA.

 

“Diante do momento excepcional vivido pelo país e pelo mundo, a CBF compreende a posição de cautela do Governo brasileiro, e de outros parceiros públicos e privados, que os impediu de formalizar os compromissos no prazo ou na forma exigidos”, segue o comunicado.

 

Nova busca em 2027

 

Outro fator que iria contra a candidatura do Brasil é o acúmulo de eventos esportivos de grande porte realizados em curto intervalo de tempo no país - Copa das Confederações 2013, Copa do Mundo FIFA 2014, Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, CONMEBOL Copa América 2019 e Copa do Mundo FIFA Sub-17 2019. A CBF, porém, afirmou que esses eventos são “provas incontestáveis de capacidade de entrega”.

 

No fim, a CBF não descarta repetir a candidatura para a competição em edições seguintes, mesmo em 2027. “Seguimos com o objetivo de realizar uma edição da Copa do Mundo Feminina FIFA em gramados brasileiros e a trabalhar para que isso aconteça assim que possível”, conclui.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS