O Brasil está na disputa da medalha de ouro no vôlei feminino das Olimpíadas de Tóquio 2020. Nesta sexta-feira (6), a Seleção Brasileira venceu a Coréia do Sul por 3 a 0, com triplo 25 a 16, e foi para a final. O adversário pelo lugar mais alto do pódio será a Seleção dos Estados Unidos que, na semi, venceu a Sérvia por 3 a 0.
Campeão olímpico em Pequim 2008 e Londres 2012, o vôlei feminino do Brasil está de volta a uma final de Jogos após decepcionar na Rio 2016, quando foi eliminado nas quartas de final pela China, que terminou com o ouro. Diante da Coreia do Sul, adversária que havia derrotado por 3 a 0 na estreia em Tóquio, a equipe comandada pelo técnico José Roberto Guimarães fez outra boa partida.
Pouco antes do jogo, o Brasil perdeu a oposta Tandara, que está fora da Olimpíada após notificação de suposta violação de regra antidoping, de acordo com o Comitê Olímpico do Brasil. Rosamaria substituiu Tandara no time titular e fez dez pontos. A maior pontuadora da partida foi Fernanda Garay, com 17.