Ricardo Luis Artifon/AGIF

Chapecoense garantiu vaga na Libertadores com gol no último minuto
Terminou o Campeonato Brasileiro 2017 e, se o título foi definido pelo Corinthians ainda na 36ª rodada, a briga pelo vice-campeonato, lugar na Libertadores e contra o rebaixamento foi até o último minuto. Literalmente! O Palmeiras terminou na segunda posição, mesmo derrotado em Curitiba, mas favorecido por tropeços de Santos e Grêmio.
A luta pela Libertadores e contra a queda se confundiram e foi dramática em Salvador e Chapecó. Gol no último minuto colocou a Chapecoense-SC na Libertadores e rebaixou o Coritiba-PR, para sorte do Vitória-BA que, também no final, foi derrotado pelo Flamengo e poderia ter caído para Série B, se não fosse o resultado em Santa Catarina.
Alguns jogos pouco definiram nesta 38ª e última rodada. O São Paulo ficou no 1 a 1 com o Bahia-BA no Morumbi, mesmo placar de Atlético-GO e Fluminense em Goiânia.
G4
O Palmeiras ficou com a vice-liderança, com 63 pontos, mesmo perdendo por 3 a 0 para o Atlético-PR, 11º colocado, com 51. Os gols da partida foram de Ribamar, Ederson e Sidcley, todos ainda no primeiro tempo. Isso porque o Santos não passou de um empate com o Avaí-SC em 1 a 1 na Vila Belmiro. Copete abriu o placar para o Peixe, que ficou com a terceira posição, com 63 pontos. Pedro Castro deixou tudo igual para o Leão catarinense, que ficou em 18º lugar, com 43 pontos e foi rebaixado.
No jogo de maior número de gols da rodada, o Atlético-MG, de virada, venceu o Grêmio por 4 a 3 em BH. Jean Pyerre, Pepê e Batista marcaram para o time gaúcho, mas Elias, Otero (duas vezes) e Fred fizeram os gols do Galo, que ainda pode ir para a fase prévia da Libertadores no caso de o Flamengo ser campeão da Sul-Americana.
Libertadores e rebaixamento
A briga pelas duas faixas na classificação se confundiu durante toda a rodada, principalmente com a vitória do Sport-PE sobre o Corinthians por 1 a 0, gol de André, que livrou o time pernambucano da queda. Assim, Vitória e Coritiba disputaram até o fim a permanência na Série A.
Na Arena Condá, o Coxa saiu na frente da Chapecoense, com um gol de Kléber e, neste momento ficava longe da degola, mesmo com o Vitória também abrindo o placar contra o Flamengo, gol de Carlos Eduardo. A Chapê empatou ainda na etapa inicial, com Edcarlos e o Flamengo, já no segundo tempo, empatou com Rafael Vaz.
Esses resultados, combinados com a vitória do Sport, colocavam o Coxa na Série B, até que, aos 50 minutos, Diego, cobrando pênalti, fez o segundo gol do Flamengo, rebaixando a equipa baiana. Mas, quase que simultaneamente, o Coritiba teve seu rebaixamento decretado definitivamente, com gol de Túlio de Melo, dando vitória aos catarinenses por 2 a 1.
Com o campeonato finalizado, o Corinthians conquista o título com 72 pontos, o Palmeiras é segundo com 63, mesma pontuação de Santos, terceiro. O Grêmio terminou em quarto com 62. Cruzeiro terminou na quinta posição com 57 e Flamengo ficou em sexto com 56, todos garantidos na fase de grupos da Libertadores. Vasco com 56 pontos e Chapecoense, com 54, estão garantidos na fase prévia na competição continental. Para a Série B vão Coritiba, Avai, Ponte Preta e Atlético-GO.