O futebol segue parado no Brasil e em quase todos os países do mundo por causa da pandemia causada pelo novo coronavírus. Na última semana, Marcos Tavares, vice-presidente e coordenador de competições da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) disse que campeonatos poderiam retornar no fim de julho, mas uma federação quer ver a bola rolando bem antes. A Federação Catarinense de Futebol (FCF) montou um planejamento para que o Campeonato Estadual seja retomado em meados de maio.
A entidade concluiu um documento de quase 30 páginas e entregou ao governo do estado para ser analisado. O "Guia Médico de sugestões protetivas na Retomada Progressiva do Futebol Profissional de Santa Catarina de forma segura" lista uma série de regras e medidas preventivas para que os clubes possam retornar aos treinos no dia 1º de maio e retomada da competição no dia 16, sendo assim o primeiro Estado a ter a volta do futebol.
O plano de ação prevê quatro fases para atividades. Além de testes para saber se algum atleta, estafe ou parentes de jogadores têm coronavírus, o guia prevê até bolas identificadas e higienizadas para cada atleta, além de treinamento separado, com distância mínima segura de 2 metros, e garrafas de irrigação também previamente identificadas. Numa segunda fase de atividades, os atletas vão fazer treinos com contatos e trabalhos de situação de jogo.
Viagens e hotéis
Entre as medias estão também cuidados para deslocamentos de atletas e outros profissionais entre residências e locais de treinamentos e de viagens em dia de jogos, que deverão ser feitas apenas no dia das partidas. Entre as orientações, está a necessidade de se utilizarem dois ônibus, mantendo boa distância entre os passageiros. Sete dos dez participantes do Estadual utilizam transporte terrestre para viajar. Transporte aérea é utilizado apenas por Avaí e Figueirense, ambos de Florianóplis, e a Chapecoense.
Caso a necessidade de hospedagem seja inevitável, recomendações relacionadas aos hotéis também estão no Guia. Cada membro da delegação deve ocupar um quarto. Normalmente a distribuição é feita com dois jogadores por local. E mais: quartos sem ar condicionado - o que também serve para o ônibus de viagem - e utilização preferencial de escadas ("sem tocar no corrimão") ao invés de elevador.