Campo Grande 00:00:00 Domingo, 12 de Janeiro de 2025


Esporte Sexta-feira, 27 de Agosto de 2021, 13:05 - A | A

Sexta-feira, 27 de Agosto de 2021, 13h:05 - A | A

Paralimpíadas 2021

Campo-grandense garante ouro nas Paralimpíadas de Tóquio

Yeltsin Jacques, disputou os 5.000m pela classe T11 para cegos

Lethycia Anjos
Capital News

Wander Roberto/CPB

Atleta sul-mato-grossense garante ouro nas paralimpíadas de Tóquio

Yeltsin Jacques, medalhista paralímpico

Na estreia do Brasil nas provas de atletismo dos Jogos Paralímpicos de Tóquio, o sul-mato-grossense Yeltsin Jacques, fundista da classe T11, para cegos, conquistou a medalha de ouro na prova disputada no Estádio Olímpico de Tóquio.

 

Yeltsin Jacques, disputou os 5.000m pela classe T11 para cegos nesta quinta-feira (26), e com a marca de 15min13s62 garantiu a medalha de ouro na modalidade, chegando à frente dos japoneses Kenya Karasawa e Shinya Wada, que completaram o pódio. 

 

O brasileiro seguiu na liderança do pelotão na maior parte da prova, mas foi ultrapassado pelo japonês Kenya Karasawa faltando duas voltas para o fim. Ao final do percurso Yeltsin, deu uma arrancada e ultrapassou adversário, finalizando a prova alcançando um novo recorde das Américas.

 

Yeltsin Jacques explica que criou uma estratégia para superar os adversários. “Foi uma prova de bastante estratégia, eu já tinha definido uma estratégia próxima com os meninos. Eles foram me passando as informações durante a prova para a gente se posicionar conforme o combinado para evitar o choque”, destacou em entrevista ao Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). 

 

Após a vitória, Yeltsin agradeceu o apoio e torcida da esposa que está em Mato Grosso do Sul. “Quando o Carlos [Antônio do Santos] entrou, ele falou sobre o queniano e o japonês. A minha esposa já tinha estudado essa e me avisou: o japonês não ganha de você na chegada, e foi dito e feito. Obrigado!”, disse Yeltsin.

 

Ao longo de sua trajetória, o paratleta natural de Campo Grande ganhou medalhas de bronze nos 800m e prata nos 1500m no Campeonato Mundial em 2013 na França. Nos Jogos Parapan-americanos de Toronto em 2015, conquistou dois ouros nos 1.500 e 5.000 metros; além do 5° e 11° lugar nas Paralimpíadas de verão de 2016;  No Parapan de Lima em 2019, o Yeltsin garantiu bronze na prova de 5.000m e outro ouro nos 1.500m.

 

O paratleta é bolsista do Programa Bolsa Atleta, projeto desenvolvido pelo Governo do Estado por meio da Fundação de Desporto e Lazer (Fundesporte), com intuito de fomentar a prática esportiva em MS.

 

"A medalha é do Brasil. Nós treinamos mais de dois anos especificamente para esta prova, então o trabalho foi feito, cumprido e Deus abençoe nós todos. E agora vamos para o 1.500m representar o Brasil", finalizou o atleta que ainda disputará a prova dos 1.500m que será disputada em 29 de agosto.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS